Oscar Wilde e o Esteticismo Britânico (FLM6036)

Início do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
catedrawbyeats@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Fábio Waki
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Prédio de Letras (FFLCH – USP) Aguardando reserva de sala
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Descrição

Última chamada para inscrições na disciplina de pós-graduação "Oscar Wilde e o Esteticismo Britânico".
- Alunos regulares devem se inscrever via: dlm@usp.br
- Alunos regulares de outras Unidades devem solicitar a inscrição nos seus departamentos que entrarão em contato com o Departamento de Letras Modernas: dlm@usp.br
- Interessados em se inscrever como ouvintes devem enviar um email à Cátedra W. B. Yeats: catedrawbyeats@gmail.com
A disciplina tem o objetivo de esclarecer o pensamento e a literatura de Oscar Wilde à luz de sua formação no curso de "Literae Humaniores"(Estudos Clássicos) na Universidade de Oxford e da influência sobre ele de seus precursores na corrente cultural e intelectual conhecida hoje como Esteticismo Britânico. No curso busca-se esclarecer em que medida o influxo da cultura clássica (em particular a grega antiga) à sociedade britânica dos séculos XVIII e XIX veio reconfigurar seus campos cultural e intelectual; como Oscar Wilde, embora seja mais conhecido hoje como um escritor, se formou antes como um helenista e intelectual predisposto a se tornar membro do corpo acadêmico; além de analisar como a crítica, prática que os esteticistas britânicos viriam a reformular de inúmeras maneiras, tem muito a se beneficiar se for concebida ela mesma como uma prática criativa e artística. Ademais, este estudo se vale da investigação de fontes primárias nos espólios de Wilde (reunidos hoje na William Andrews Clark Memorial Library na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)) para substanciar suas premissas e suas explicações.
O professor Fábio Waki é especialista em teoria e crítica literárias, literatura inglesa, recepção clássica e materialidades da literatura. Ele trabalha a partir de perspectivas filológicas, históricas, pós-estruturalistas e pós-hermenêuticas e dedica-se, no momento, às concepções de crítica que Oscar Wilde elaborou no contexto do Esteticismo Britânico com base na sua recepção da cultura clássica e na sua experiência com as artes plásticas e a imprensa periódica da época vitoriana. Foi responsável por encontrar cartas inéditas de Oscar Wilde, Charles Dickens e Joseph Conrad, e incumbido por suas sociedades de trazê-las oficialmente a público.

Imagem
Oscar Wilde e o Esteticismo Britânico FLM6036