FFLCH participa de projeto com HU de leitura para crianças internadas

Projeto homenageia a professora Maria Vicentina, idealizadora da iniciativa, e amplia suas ações com nova atividade extensionista em literatura infantil
Por
Gabriela César
Data de Publicação
Editoria
.
Imagem: Paulo Andrade / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

O projeto Para além da leitura: Um projeto de construção dos sentidos do livro e da leitura a partir da interação com crianças internadas no HU-USP, promove a leitura de livros para crianças hospitalizadas no Hospital Universitário (HU) da USP, com a intermediação dos alunos inscritos no programa. A iniciativa faz parte do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, e conta com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O projeto possui uma longa história na FFLCH, tendo sido iniciado em 2006 pela professora Maria Vicentina do Amaral Dick, então docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Na época, o projeto buscava praticar atividades interativas com as crianças, como a realização de artesanato, leitura e brincadeiras. Hoje, a iniciativa retoma como projeto de extensão vinculado ao PUB, oferecendo créditos aos alunos participantes e com foco na leitura de histórias para crianças internadas.

.
Em um dos arquivos do projeto, uma ex-funcionária do HU afirma que “o hospital passa a ser visto como um local onde também se pode ter vivências prazerosas”. Imagem: Acervo pessoal / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

De acordo com Marisa Midori, coordenadora do projeto, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Programa de Pós-Graduação de História Econômica da FFLCH, o projeto possui parceria com o Serviço de Humanização do HU e busca incentivar as crianças internadas a ler e a interagir com os livros e os mediadores de leitura.

“Eu acredito na leitura como uma prática de recreação e de afeto, logo, creio que esta atividade poderá confortar aquelas crianças em situação fragilidade. Ao mesmo tempo, também acredito que a própria construção do livro pode aproximar as crianças desse objeto tão carregado de símbolos e que esta aproximação pode contribuir para a formação dos leitores a partir da infância”, destaca Midori.

A partir do convênio com a Faculdade, intermediado pelo ouvidor da FFLCH, José Clóvis Lima, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) reformará duas salas do HU. A brinquedoteca destinada às crianças internadas será reformada e receberá o nome da professora Maria Vicentina, em homenagem à fundadora do projeto.

.
Imagem: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

Além da bolsa PUB, está em desenvolvimento uma Atividade Extensionista Curricular (AEx), em parceria com o projeto, que será supervisionada pelos professores da área de literatura infantil da FFLCH, Francisco Thiago Camêlo da Silva e Paulo César Ribeiro Filho. A ideia é uma extensão com foco em contação de histórias para crianças, aberta a toda a comunidade universitária.

Tatiane Teixeira, coordenadora do Serviço de Humanização no HU, e Daniela Linhares, técnica de apoio educativo no HU, estão participando da implementação dos projetos. Em 2023, o hospital também lançou a campanha Todo Livro Merece Uma Criança para a arrecadação de livros infantis na USP destinados a crianças internadas no HU. Tatiane destaca que essas iniciativas são importantes para a valorização e acesso à leitura.