A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP aprovou o encerramento unilateral do acordo de Cooperação Acadêmica com a University of Haifa, de Israel, em sua 437ª Sessão Ordinária, na última quinta-feira, 23 de outubro.
O pedido da inclusão do fim do acordo na pauta da Congregação foi solicitado em nota encaminhada pelo Centro de Estudos Palestinos da FFLCH (CEPal) e assinada por 53 docentes da FFLCH e 5 colaboradores de outras unidades. A solicitação abordou o Artigo 8º, inciso VIII do Regimento da Faculdade, que cabe exclusivamente à Congregação “opinar sobre a realização de acordos e convênios que envolvam a política de pesquisa e ensino da Faculdade”.
A justificava apresentada foi: "A escalada genocida, sem precedentes e cada vez mais destrutiva do Estado de Israel sobre a população de Gaza, seu território e suas instituições – hospitais, escolas, universidades, templos, sítios históricos e arqueológicos –, faz com que um convênio da FFLCH com a Universidade de Haifa fira todos os princípios e valores da nossa Faculdade".
A nota também mencionava as relações da Universidade de Haifa com instituições militares do Estado de Israel: "Desde junho de 2018, essa universidade foi escolhida para conceder diplomas acadêmicos aos participantes das chamadas Forças de Defesa de Israel (IDF): Faculdade de Defesa Nacional de Israel (INDF); Escola de Guerra da IDF; Escola de Comando Tático".
Também foi apresentada à Congregação uma nota assinada pelos cinco centros acadêmicos da FFLCH (CeUPES, CAF, CEGE, CAEL e CAHIS) e pelo Diretório Central dos Estudantes da USP, e também assinada por todos os representantes discentes da Congregação e de colegiados de conselhos departamentais, solicitando o fim das relações com Haifa.
A votação foi realizada por membros da Congregação da Faculdade presentes na Sessão, e acompanhada por estudantes, docentes e funcionários da FFLCH e transmitida pelo canal da FFLCH no Youtube. 46 membros da Congregação votaram a favor da encerramento do acordo, com 4 votos contrários e 4 abstenções.
O convênio, assinado em 2021, tinha validade de cinco anos e previa a cooperação acadêmica nas áreas de História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Letras. O objetivo era promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação (com reconhecimento mútuo de estudos) e membros da equipe técnico-administrativa das respectivas instituições.
Com a votação, terá início o encerramento do acordo conforme previsto nos termos do convênio acadêmico assinado entre as instituições.
A 437ª Sessão Ordinária da Congregação pode ser assistida no canal da FFLCH no Youtube: