É com grande satisfação que convidamos toda a comunidade acadêmica da Universidade de São Paulo a participar do XV Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP (PPGCP/USP). O evento reunirá pesquisadoras, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas para compartilhar reflexões, debates e investigações sobre temas centrais da política contemporânea.
A mesa de abertura, que acontecerá na terça-feira, 11 de novembro, às 19h30, no Auditório Milton Santos, na FFLCH/USP, será intitulada “Resistir à violência, insistir na política: imaginando futuros para o Brasil”. Ela marcará o início das atividades com uma discussão essencial sobre o cenário atual de violência no país em suas múltiplas dimensões — social, política e institucional. O debate abordará desde os discursos de ódio e as ações do crime organizado até a persistência das desigualdades e o desencanto com a democracia que emerge dessas experiências.
Participam da mesa André Kaysel (Unicamp), Felipe Borba (UNIRIO) e Jacqueline Muniz (UFF), em uma conversa que convida todas e todos a refletirem sobre por que insistir nos instrumentos da política diante da violência e qual o papel da Ciência Política na construção de caminhos para uma vida coletiva melhor.
Ao longo da semana, entre 10 e 14 de novembro, o seminário contará com 20 grupos de trabalho presenciais e remotos, abordando temas como democracia, gênero, políticas públicas, teoria política, federalismo e política internacional, além de uma mesa de encerramento sobre caminhos e desafios na docência em ciência política no ensino superior.
Esperamos vocês!