O presente curso tem como objetivo analisar e discutir os romances North and South (1854-1855), de Elizabeth Gaskell, e Wide Sargasso Sea (1966), de Jean Rhys, com ênfase nos aspectos estéticos e formais de ambas as obras e nas interpretações que elas suscitam. Por meio da leitura cerrada dos romances, investigaremos os elementos que caracterizam a produção literária de cada autora, com especial atenção à construção dos seus narradores e em como cada texto formaliza as realidades sociais e históricas de suas respectivas épocas.
Buscaremos, também, identificar os pontos de intersecção entre essas autoras, separadas temporal e geograficamente, a partir de uma perspectiva que aborda as relações entre o centro e a periferia. Para isso, levaremos em consideração o contexto de produção de North and South no auge do Império Britânico e o de Wide Sargasso Sea, já inscrito no período de declínio das estruturas imperiais. Esse fio condutor de natureza sócio-histórica permitirá observar de que modo as transformações nas dinâmicas de poder reverberam na própria configuração da instância narrativa.
Além disso, examinaremos como as carreiras de Gaskell e Rhys foram atravessadas por questões literárias e extraliterárias, com ênfase nos temas que ambas abordaram -- muitas vezes considerados espinhosos no debate público de suas épocas -- e no papel que o gênero desempenhou em suas carreiras. Assim, propomos, em igual medida, um novo olhar sobre essas autoras e suas obras.
O objetivo final do curso é proporcionar ferramentas para uma leitura mais integrada e enriquecedora dos romances, tanto ao público acadêmico quanto ao público geral, incluindo leitores já familiarizados com as obras de Gaskell e Rhys ou aqueles que estão tendo seu primeiro contato com essas autoras.
A plataforma utilizada será o Google Meet.
Ministrante(s): Mariana de Carvalho Oliveira e Rafaella Gobbo Reis da Silva
Para mais informações e inscrições: https://sce.fflch.usp.br/node/6450