Apresentação
O I Simpósio Internacional de Iconomia e o XVI Seminário Internacional NUTAU reúnem-se para mapear e debater agendas interdisciplinares em torno do tema “Território, Guerra e Paz na Era da Iconomia: Proximidade, Valor e Soberania” de 21 a 23 de setembro de 2026. O evento integra a Semana Franco-Uspiana 2026.
Convidamos pesquisadores, estudantes, profissionais, gestores públicos, organizações da sociedade civil, artistas, desenvolvedores e comunidades interessadas nas relações entre desenvolvimento territorial, inovação tecnológica, economias criativas e transformação digital no horizonte das humanidades, da arquitetura, do urbanismo e do design.
Pluralidade, proximidade, sustentabilidade, cooperação, justiça e paz constituem os valores orientadores do encontro que inclui oficinas de criação de jogos e games..
O título do Simpósio parte de uma questão urgente: como criar valor, confiança e soberania democrática quando guerras, deslocamentos, conflitos socioambientais, gentrificação, concentração econômica, plataformização e disputas por dados reorganizam territórios físicos e digitais?
A proposta é examinar a proximidade não apenas como distância geográfica, mas também como construção organizacional, institucional, cognitiva, cultural, afetiva e digital.
A iconomia é apresentada como um campo interdisciplinar de investigação aplicada, dedicado às relações entre informação, imagens, cultura, criatividade, tecnologias digitais, valor e inovação institucional. Interessa-se por ícones, narrativas, plataformas, moedas complementares, modelos de desenvolvimento local, dados e dispositivos de participação que organizam percepções, reconhecimentos, incentivos e capacidades coletivas.
Nessa perspectiva, aproximar pessoas, instituições e territórios significa também tornar visíveis recursos, memórias, direitos, conhecimentos e formas plurais de riqueza.
O convidado internacional André Torre, professor na Université Paris-Saclay e pesquisador do INRAE/AgroParisTech, é referência mundial na economia da proximidade, no desenvolvimento territorial e na análise de cooperações e conflitos locais. O diálogo com Jérôme Blanc, professor de Economia na Sciences Po Lyon e especialista em pluralidade monetária, moedas locais e complementares, permitirá articular proximidade, soberania, ecologia monetária e inovação social.
OBJETIVO CENTRAL: Promover intercâmbio científico e experimentação pública sobre infraestruturas territoriais de cooperação capazes de combinar desenvolvimento local, diversidade cultural, sustentabilidade ambiental, inclusão socioeconômica, soberania tecnológica e cultura de paz.
INSCRIÇÕES: até 31 de agosto de 2026, 23h59m no formulário: https://forms.gle/A9ibVJugtxqc81Fm8.
Chamada na íntegra em: https://institutodeiconomia.org/blog/chamada-para-trabalhos-i-simposio-…