A Paixão do Vazio

Início do evento
Final do evento
E-mail
carlaregina@poiesis.org.br
Telefone
(11) 3285-6986
Docente responsável pelo evento
Horácio Costa
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Casa das Rosas, Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo, SP.
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Estreia no dia 1º de novembro, sexta-feira, o solo de Helder MarianiA Paixão do Vazio, na Casa das Rosas -Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, às 20 horas. O texto do espetáculo teatral, dirigido por Dagoberto Feliztraz poemas de Horácio Costa, em sua maioria do livro Satori, e escritos autobiográficos da mística espanholaTeresa d’Ávila, alinhados com canções populares.

Ambientado em um cabaré, o monólogo traça um itinerário poético-espiritual do homem moderno, que vive dilacerado entre a fé e a razão. “Ele é um solitário vivendo a noite escura da alma”, comenta o ator. A trajetória da personagem passa pelos tormentos da alma até o êxtase ou “satori”. Os poemas e textos que compõem a dramaturgia ora são apresentados de forma poética, ora diretamente à plateia. E os momentos musicais trazem mais lirismo à encenação.

A Paixão do Vazio dá continuidade à linha de pesquisa que Helder Mariani vem desenvolvendo nos últimos anos, iniciada com Theresinha (2004), a partir dos textos autobiográficos e poéticos de Theresa de Lisieuxque foi canonizada pela igreja católica. A segunda montagem foi João da Cruz (2018), inspirada nos escritos de São João da Cruz, poeta e místico espanhol do século XVI, assim como Teresa d’Ávila, sua contemporânea. Os três foram carmelitas descalços, que viveram essa ‘noite escura’ nos questionamentos de suas existências. Segundo Helder, “esse termo se refere ao conflito pessoal, à busca pelo sentido da vida que sempre atormentou o homem e que, de forma mais intensa, ainda ocorre em tempos atuais, levando à depressão e aos altos índices de suicídio, principalmente entre os jovens”.

Em junho deste ano, A Paixão do Vazio foi apresentado no formato de leitura dramática no Chico Discos, um casarão-bar frequentado por poetas e intelectuais, em São Luiz (MA). E o livro Satori, de Horácio Costa, que teve sua primeira edição em 1989, foi relançado recentemente pela editora Sexo da Palavra, de Uberlândia, MG.

Ficha Técnica

Concepção, dramaturgia e atuação: Helder Mariani

Direção geral: Dagoberto Feliz

Textos: Horácio Costa e Teresa d’Ávila

Músicos: Wellington Tibério (percussão) e William Vasconcelos (violão).

 

Espetáculo: A Paixão do Vazio

Estreia: 1º de novembro. Sexta, às 20h

Temporada: 1º a 29 de novembro/2019. Sextas, às 20h

Dia 15/11 (feriado) não haverá apresentação.

Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00)

Bilheteria: 1h antes das sessões. Aceita dinheiro e cartões de débito.

Duração: 60 min. Gênero: Drama. Classificação:16 anos.