Deslocad_? [dois!] - outros diálogos da literatura contemporânea

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
biancamgonclaves@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Fátima Bueno
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 261
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Deslocad_? [dois!] - outros diálogos da literatura contemporânea.

Esta é a segunda edição do ciclo de conversas "[deslocad_?]: outros diálogos da literatura contemporânea". Em novembro, receberemos a artista visual Aline Motta e a poeta, dramaturga e prosadora Miriam Alves. Tanto a mediação quanto a organização do evento é de Bianca Gonçalves, mestranda no programa de pós-graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

Mais sobre as convidadas:

Aline Motta
Nasceu em Niterói (RJ), vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY). Combina diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando fotografia, vídeo, instalação, performance, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis. Sua investigação busca revelar outras corporalidades, criar sentido, ressignificar memórias e elaborar outras formas de existência. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016 e com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018. Recentemente participou de exposições importantes como "Histórias Feministas"(MASP), “Histórias Afro-Atlânticas” - MASP/Tomie Ohtake e "O Rio dos Navegantes"- Museu de Arte do Rio/MAR.

Miriam Alves
Poeta, dramaturga e prosadora, nascida em São Paulo, em 1952. Publicou os livros de poemas 'Momentos de busca' (1983), 'Estrelas nos dedos' (1985), a peça 'Terramara' (1988), em coautoria com Arnaldo Xavier e Cuti, o livro de ensaios 'Brasilafro autorrevelado' (2010), a coletânea de contos 'Mulher Mat(r)iz' (2011) e o romance 'Bará na trilha do vento' (2015). Integrou o movimento Quilombhoje Literatura de 1980 a 1989, e foi escritora visitante na Universidade do Novo México, na Escola de Português de Middelbury College em 2010, nos Estados Unidos, e participou de debates sobre a literatura afrobrasileira e feminina nas Universidades do Texas, na Universidade do Tennessee e na Universidade de Illinois. Publica poemas nos Cadernos Negros desde 1982 e foi traduzida em antologias como Black Notebooks: Contemporary Afro-Brazilian Literary Movement (Estados Unidos), Moving beyond boundaries: International dimension of Black women’s writing (Inglaterra) e Schwarze poesie: Poesia Negra (Alemanha). Recentemente, publicou o romance 'Mareia' (2019).

Imagem