Curso discute a literatura de Hilda Hilst e homenageia os 90 anos da escritora

A ideia é propor uma visão panorâmica e cronológica da obra desta escritora plural, que contempla diferentes gêneros literários: poesia, teatro, novela, conto etc e dialoga com questões importantes do ponto de vista estético, filosófico e sociológico

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

 

Lobos? São muitos. 
Mas tu podes ainda
A palavra na língua
Aquietá-los

Trecho de Poemas aos homens de nosso tempo, que integra a última parte do livro Júbilo, memória, noviciado da paixão, de 1974, escolhido pelo ministrante do curso Marcos Lemos Ferreira dos Santos, pós-doutorando da FFLCH. "A palavra é a arma do poeta. E espero que consigamos superar este momento difícil devidamente armados de palavras, poesia, amor e solidariedade. Por isso, vamos ler Hilda”, incentiva
 

 

 

No dia 22 de abril, um dia após a data em que a escritora Hilda Hilst (21/04/1930 – 04/02/2004) completaria 90 anos de idade, começa o curso Uma introdução à literatura de Hilda Hilst, que é gratuito e será realizado on-line, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O curso será realizado em quatro encontros virtuais de uma hora, às quartas e quintas-feiras. São oferecidas 40 vagas em cada uma das duas turmas. A turma 1 participará do curso das 14h às 15h e a turma 2 das 18h às 19h.

As aulas serão por meio da plataforma para reuniões não presenciais disponibilizada pelo Google à comunidade USP, Google Meet: https://meet.google.com/. Após as matrículas, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos. Será criado também um grupo de discussão, no qual serão disponibilizados os textos utilizados no curso. Além disso, os alunos poderão enviar perguntas e dúvidas ao e-mail do professor ministrante, que serão respondidas em vídeos gravados pelo docente e disponibilizados no grupo de discussão. 

As matrículas são gratuitas e estarão abertas do dia 14, a partir das 9h, até dia 21 de abril, às 23h59, ou enquanto houver vagas, via on-line, pelo Sistema Apolo da USP – não é preciso senha ou acesso anterior para a matrícula. 
 

Hilda Hist
Hilda é uma escritora plural, que contempla diferentes gêneros literários: poesia, teatro, novela, conto etc - Foto: Instituto Hilda Hist 


Atualidade da obra

O objetivo é propor uma visão panorâmica e cronológica da obra da escritora Hilda Hilst, desde seus primeiros poemas, com o livro Presságio, em 1950, até os textos narrativos da fase dita pornográfica, em fins do século XX.

“Certamente Hilda é uma das mais importantes escritoras brasileiras da segunda metade do século XX. A sua obra se faz presente na poesia, na prosa narrativa e no teatro, ou seja, em diferentes gêneros literários, versatilidade rara entre autores e autoras nacionais. E ela, como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Carlos Drummond, é uma artista da palavra, para a qual a experimentação estética é, sobretudo, um ato político. Por isso, ler Hilda nem sempre é fácil”, ressalta o professor ministrante do curso, Marcos Lemos Ferreira dos Santos. 

Ele explica como surgiu a ideia do curso. “Assim que se iniciou este difícil período de confinamento [para evitar a expansão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)], lancei nas redes sociais a ideia de discutirmos a obra de Hilda, por meio de algumas aulas on-line. Era um modo, neste momento de crise, fazer a poesia presente, de nos trazer força e lucidez. A palavra é a arma do poeta. E espero que consigamos superar este momento difícil devidamente armados de palavras, poesia, amor e solidariedade. Por isso, vamos ler Hilda”, incentiva.

O ministrante comenta também sobre a proximidade da realização do curso e as comemorações do nascimento de Hilda. “Coincidiu de estarmos em plena comemoração dos 90 anos da autora e de a data da primeira aula cair justamente na semana de seu aniversário. Hilda certamente ficaria bastante emocionada em ver sua obra apreciada e discutida neste momento, que é, sobretudo, de resistência. Fica, então, a homenagem”.

Sua relação com a obra da autora tem quase duas décadas, iniciada ainda na época de aluno. “Meu primeiro contato com a obra de Hilda ocorreu quando trabalhava como ator, em 2001, e tive a sorte de participar de uma peça de teatro escrita e dirigida por Jolanda Gentilezza, com base em texto da autora. Fiquei impressionado com a escrita de Hilda. Estava no primeiro ano do curso de Letras e resolvi ler toda a obra dela. Em 2004, escrevi um trabalho sobre o livro Júbilo, memória, noviciado da paixão, para uma disciplina ministrada pela professora Viviana Bosi, e que mais tarde tornou-se um projeto de mestrado, que foi orientado pelo professor Jorge Mattos Brito de Almeida”, lembra Santos.

Ele tem graduação em Letras, com mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, cuja dissertação teve o título Orfeu emparedado: Hilda Hilst e a perversão dos gêneros, defendida em 2011; e doutorado em Literatura Brasileira, todos pela FFLCH. Atualmente, Santos é pós-doutorando do programa de Literatura Brasileira, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade e faz parte do grupo de pesquisa Leituras e Leitores, tendo já atuado como professor contratado por este mesmo Departamento.

Mais informações sobre o curso on-line Uma introdução à literatura de Hilda Hilst podem ser encontrados na página do Serviço de Cultura e Extensão