Primeiro Dantedì na USP (Dia de Dante)

Início do evento
E-mail
casini@usp.br
Docente responsável pelo evento
Cecilia Casini
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Evento virtual
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

DANTE ALIGHIERI (1265-1321), escritor universalmente conhecido, lido e admirado, é considerado o maior autor literário da história da Itália e um dos principais nomes da cultura da humanidade. Estamos prestes a comemorar, em 2021, os 700 anos de sua morte, com muitos eventos e atividades em todo o mundo. No Brasil, o grupo de estudos A tradição literária italiana, que estuda a obra de Dante e sua recepção no Brasil, organizou um programa de eventos especialmente dedicados às comemorações.

Afinal, 700 anos após sua morte, Dante ainda é nosso contemporâneo. A beleza de sua poesia e a profundidade de seu pensamento ainda nos anima, e nos ajuda a compreender o nosso tempo. Em vista das comemorações, o governo da Itália instituiu oficialmente o DANTEDÌ, o “Dia de Dante no Mundo”, uma data fixa a ser comemorada a cada ano, dedicada à obra e à figura de Dante Alighieri. A data escolhida foi 25 de março (dia em que antigamente começava o ano civil em Florença, coincidindo com a festa da Anunciação).

Devido à eclosão da pandemia do COVID-19, o primeiro DANTEDÌ no Brasil, planejado para ocorrer de forma presencial na Universidade de São Paulo, infelizmente teve de ser cancelado. Mas não poderíamos deixar de relembrar, em tempos tão difíceis, o poeta que pautou sua vida e obra pelo signo da esperança.

Decidimos, então, reformular o evento e realizar virtualmente esse primeiro DANTEDÌ na USP: uma ocasião de encontro com a obra de Dante, com a leitura de pequenos trechos de várias de suas obras, em vários idiomas, por professores, pesquisadores, artistas, alunos, amigos… Damos as boas vindas, portanto, a todos os “dolci amici” (Purgatório, canto VIII, 3) que queiram se juntar a nós nessa viagem de leituras dantesche.

Imagem