Humor visual como leitura do contemporâneo.

Início do evento
Final do evento
E-mail
etsaliba@usp.br
Telefone
(11) 3768-5372
Docente responsável pelo evento
Elias Thomé Saliba(USP) e Andrea Nogueira(Pesquisadora colaboradora DH-FFLCH-USP)
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Canal do Youtube
Anexos
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC
21/7, terça-feira
Humor visual como leitura do contemporâneo
Muito tem-se falado sobre o humor e sua capacidade de revelar as ambiguidades das relações de poder. Como o humor visual pode tensionar e problematizar imbróglios políticos e desigualdades sociais? Ou por vezes, reforçar preconceitos ou estereótipos? Enquanto experimentação, como o humor visual igualmente amplia o sentido da produção artística? O humor viral, que repercute velozmente, amplificado pela Internet, pode ser considerado como uma manifestação cultural contemporânea? Essas e outras questões sobre gênero, censura e a pesquisa dos desenhos de humor visual serão analisadas neste debate à luz da História da Cultura.
Participantes:
Carol Ito – Quadrinista, jornalista e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Desde 2014, usa as HQs para abordar temas ligados a política, comportamento e gênero, colaborando com diversas coletâneas, além de publicar trabalhos de jornalismo em quadrinhos para veículos como revista Trip e Caros Amigos. Em 2017, criou o Políticas, projeto dedicado divulgar quadrinhos políticos feitos por mulheres brasileiras nas redes sociais. Atualmente, é autora da série de tirinhas Quarentiras, publicada todo domingo no Instagram da revista Tpm.
Elias Thomé Saliba – Historiador, professor titular do Departamento de História da FFLCH da USP, pesquisador 1A do CNPq, coordenador do site humorhistoria.wordpress.com e autor, entre outros livros, de Raízes do Riso (Cia. das Letras) e Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários: ensaios de História Cultural do Humor (Intermeios/USP, 2018).
Mediação: Andrea de Araujo Nogueira – Historiadora pela USP. Mestre em Artes Visuais pela Unesp – IA e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Integra como pesquisadora colaboradora do Grupo “As narrativas históricas e a polifonia da linguagem humorística brasileira (1930-1960)” com o estudo sobre a produção de Hilde Weber (1913-1994).
Apresentação:Sabrina da Paixão – Historiadora e mestra em Educação pela FEUSP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.