Políticas públicas de combate à Covid-19 é tema do Seminário Humanidade em tempo de pandemia

Os convidados são os professores da FFLCH Glauco Arbix e João Paulo Candia Veiga, respectivamente do Departamento de Sociologia e de Ciência Polítca, que também são coordenadores da Rede de Pesquisa Solidária

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

VI seminário

 

No começo de agosto, completa-se mais de 130 dias de isolamento social e quarentena por causa do novo coronavírus (Covid-19). Quando tudo isso começou, a maioria das pessoas não imaginava que no oitavo mês do ano ainda estaríamos nesta situação e discutindo se a doença é grave ou apenas uma “gripezinha”, por exemplo.

Por isso, o tema do próximo Seminário Humanidade em Tempo de pandemia é A Rede de Pesquisa Solidária e as políticas públicas de combate à pandemia, e contará com a apresentação dos professores com Glauco Arbix e João Paulo Veiga, dos Departamentos de Sociologia e de Ciência Política, para fazer uma análise e um balanço deste período. O evento será realizado no dia 5 de agosto, quarta-feira, às 18h, ao vivo, e transmitido pelo canal da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no YouTube.

A Rede de Pesquisa Solidária é uma iniciativa de pesquisadores para calibrar o foco e aperfeiçoar a qualidade das políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais que procuram atuar em meio à crise da Covid-19 para salvar vidas. O alvo é melhorar o debate e o trabalho de gestores públicos, autoridades, congressistas, imprensa, comunidade acadêmica e empresários, todos preocupados com as ações concretas que têm impacto na vida da população. Trabalhando na intersecção das Humanidades com as áreas de Exatas e Biológicas, trata-se de uma rede multidisciplinar e multi-institucional que está em contato com centros de excelência no exterior, como as Universidades de Oxford e Chicago.

Três docentes da FFLCH estão na coordenação. A professora Lorena Barberia, do Departamento de Ciência Política, está na coordenação científica; e os professores Arbix e Veiga, já citados acima, estão na coordenação geral da pesquisa - que contém outros pesquisadores também. São mais de 40 pesquisadores e várias instituições de apoio que sustentam as pesquisas voltadas para acompanhar, comparar e analisar as políticas públicas que o governo federal e os Estados tomam diante da crise.

A divulgação dos resultados das atividades está sendo feita semanalmente através de um boletim, desde o dia 10 de abril, e já está na 17ª edição, elaborado pelos professores da FFLCH.

Outras edições

O evento é uma iniciativa da Direção da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas, inclusive da própria Unidade, para falar à comunidade em seminários virtuais ao vivo, intitulado Humanidade em tempos de pandemia, debatendo a conjuntura atual.

Já foram realizadas cinco edições deste seminário. Em abril, o primeiro convidado foi o professor da Faculdade de Medicina da USP José Ricardo Ayres, que em sua apresentação falou sobre o cenário da saúde no Brasil, abordando a interface entre a área de saúde e as ciências humanas. As apresentações foram retomadas em junho. No dia 10, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) Elizabeth Igne Ferreira abordou o tema: O uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19

No dia 17, a professora emérita da FFLCH Diana Luz Pessoa de Barros fez uma apresentação intitulada: A epidemia de Fake News. No dia 24, foi a vez do professor do Kabengele Munanga, do Departamento de Antropologia da Faculdade, que falou sobre os protestos contra violência policial e racismo no mundo. E, no dia 1º de julho, aconteceu a apresentação dos professores da da FFLCH e da EACH, respectivamente, Rita de Cássia Ariza da Cruz e Thiago Allis, sobre Viagens e Turismo em tempos de pandemia.

Nas outras quatro semanas de julho, o evento teve uma pausa e agora retoma em agosto. O próximo seminário virtual será realizado ao vivo, no dia 5 de agosto, às 18h, e transmitido pelo canal da FFLCH USP no YouTube. Após a realização, todos os seminários ficam disponíveis no canal da FFLCH no YouTube.