Seminário discute Amazônia e desmatamento

A apresentação será feita pelo professor Wagner Costa Ribeiro, do Departamento de Geografia, no dia 12, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

VII Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia

Amazônia e desmatamento: rumo a novas pandemias? é o tema do próximo seminário Humanidade em Tempo de pandemia, que será realizado no dia 12 de agosto, às 18h, com a apresentação do professor Wagner Costa Ribeiro, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube.

O desmatamento na Amazônia não é uma novidade, mas nesta época de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na qual as atenções estão mais concentradas nas áreas de saúde e na retomada da economia, por exemplo, questões ligadas ao meio ambiente podem acabar em segundo plano. 

Alerta de desmatamento

E a necessidade de se discutir esse assunto torna-se mais importante ainda após os dados divulgados nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Segundo o Inpe, as áreas com alerta de desmatamento na Amazônia aumentaram 34,5% no período de um ano. Satélites do governo alertam para mais de 9 mil km² de floresta devastados entre agosto de 2019 e julho de 2020, o que é equivalente a uma área mais que seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo. O alerta de desmatamento no período anterior, de agosto de 2018 a julho de 2019, tinha sido de 6.844 km².

O professor convidado para abordar o tema, Wagner Costa Ribeiro, ministra a disciplina Geografia Regional do Brasil IV – Amazônia, pela qual realizou a série de seminários Pandemia: passado, presente e o futuro?, no começo do isolamento social por causa da pandemia, com o objetivo de expor diversos pontos de vista sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ressaltando as implicações geográficas no âmbito da Geografia Política e demais áreas do conhecimento geográfico.

Ribeiro tem graduação em Geografia e doutorado em Geografia Humana todos pela USP. É professor titular do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP, entre 2008 e 2012. É coordenador da Área Temática Águas Transfronteiriças da rede de pesquisa Waterlat.

Ele tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e meio ambiente. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas ambientais, relações internacionais e meio ambiente, gestão dos recursos hídricos e ordem ambiental internacional. Autor de vários artigos acadêmicos, dos livros A ordem ambiental internacional (2001 e 2005 - segunda edição), Geografia política da água (2008) e das coleções didáticas Por dentro da Geografia e Geo Conecte live.

Outras edições

O evento é uma iniciativa da Direção da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas, inclusive da própria Unidade, para falar à comunidade em seminários virtuais ao vivo, intitulado Humanidade em tempos de pandemia, debatendo a conjuntura atual. Já foram realizadas seis edições deste seminário.

Em abril, o primeiro convidado foi o professor da Faculdade de Medicina da USP José Ricardo Ayres, que em sua apresentação falou sobre o cenário da saúde no Brasil, abordando a interface entre a área de saúde e as ciências humanas. As apresentações foram retomadas em junho. No dia 10, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) Elizabeth Igne Ferreira abordou o tema: O uso de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19. 

No dia 17, a professora emérita da FFLCH Diana Luz Pessoa de Barros fez uma apresentação intitulada: A epidemia de Fake News. No dia 24, foi a vez do professor do Kabengele Munanga, do Departamento de Antropologia da Faculdade, que falou sobre os protestos contra violência policial e racismo no mundo. Em 1º de julho, aconteceu a apresentação dos professores da FFLCH e da EACH, respectivamente, Rita de Cássia Ariza da Cruz e Thiago Allis, sobre Viagens e Turismo em tempos de pandemia.

Nas outras quatro semanas de julho, o evento teve uma pausa e foi retomado no dia 5 de agosto, com a participação dos professores Glauco Arbix e João Paulo Candia Veiga, respectivamente do Departamento de Sociologia e de Ciência Política, que falaram sobre A Rede de Pesquisa Solidária e as políticas públicas de combate à pandemia.

O seminário virtual será realizado no dia 12 de agosto, às 18h, e transmitido pelo canal da FFLCH no YouTube. Após a realização, todos os seminários ficam disponíveis no canal.