Diretor da FFLCH é nomeado para cargo na Administração Central da USP

Paulo Martins, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, assumiu, no dia 2 de fevereiro, a presidência da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

Paulo Martins - 2019
O professor Paulo Martins em evento na Faculdade, no ano de 2019 - Foto: Bia G. Martins


Desde o dia 25 de janeiro, a USP está sob a gestão de uma nova Reitoria formada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – e que também foi diretora da Unidade (2016-2020).

Além da nova vice-reitora, outro professor da FFLCH vai participar da gestão. Paulo Martins, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e diretor da Faculdade, assumiu no dia 2 de fevereiro a presidência da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). 

“Achei importante nós da FFLCH ter um protagonismo no primeiro escalão da Universidade. Elevar o nível e a importância das bibliotecas, que nos últimos anos estiveram no limbo, para um lugar de protagonismo na Universidade”, declarou Martins durante a 313ª sessão do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Faculdade, que foi realizada no dia 3 de fevereiro, quinta-feira.

Martins adiantou que a nova gestão da Reitoria tem a ideia de transformar a Agência em uma Superintendência, dando uma maior importância para a área que lida com acervos e com questões pertinentes a todas as áreas do conhecimento na USP –mudança que precisa passar ainda por aprovação no Conselho Universitário. 

Junto à atuação na Agência (e futura Superintendência), Martins vai continuar como diretor da FFLCH, função que exerce desde setembro de 2020 em conjunto com a vice-diretora, Ana Paula Torres Megiani, professora do Departamento de História.

“Só aceitei esta empreitada porque poderia continuar na Faculdade [também]. E aceitei após falar com a minha vice-diretora, Ana Paula, e com os assistentes, e até propus que ela assumisse a direção caso achasse necessário, mas ela me apoiou e vamos fazer esta dobradinha”, destacou.

Além de sua nova função, o diretor ressaltou, durante o CTA, a expressiva participação das mulheres na nova gestão da Reitoria vista nas nomeações de cargos que foram anunciados até o momento, “o que é diferente das últimas gestões reitorais”.
 

Paulo Martins - 2020
Paulo Martins na cerimônia de posse como diretor da FFLCH, em 11/12/2020 - Foto: Fábio Nakamura / Audiovisual-FFLCH

Paulo Martins tem graduação em Letras Clássicas (Grego e Latim), com mestrado e doutorado em Letras Clássicas e livre-docência em Literatura Latina, todos pela USP. É professor da Faculdade desde janeiro de 1999. E, na área administrativa, foi coordenador do programa de pós-graduação em Letras Clássicas (2009-2011), vice-chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (2015-2016) e vice-diretor da FFLCH (2016-2020).