Livro reúne produção literária de Oswald de Andrade

Obra compila parte significativa da produção do modernista: poesia, romances e textos diversos que têm como tema o ideário antropofágico

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

No dia 12 de fevereiro acontece o lançamento do livro “Obra Incompleta”, de Oswald de Andrade, em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade e a Edusp. Haverá uma conversa com o organizador do volume, Jorge Schwartz, Professor Titular aposentado do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, e as estudiosas Sylvie Josserand Colla, Gênese Anrade e Maria Augusta Fonseca.

“Obra Incompleta”, de Oswald de Andrade, reúne parte significativa da produção do modernista: toda a poesia, os romances “Memórias Sentimentais de João Miramar” e “Serafim Ponte Grande”, e textos diversos que têm como tema o ideário antropofágico. Jorge Schwartz, o coordenador desta edição crítica, contou com a colaboração de inúmeros pesquisadores, com destaque para a contribuição de Gênese Andrade e Maria Augusta Fonseca, responsáveis pelo estabelecimento do texto e por ensaios críticos sobre a poesia e os romances. A obra conta também com textos de inúmeros autores brasileiros, e de “estrangeiros canibalizados” que trouxeram sua leitura do modernista, como Albert Camus, Giuseppe Ungaretti, Roger Bastide, Richard Morse e Pierre Rivas.

Jorge Schwartz é autor, entre outros, de  “Vanguarda e cosmopolitismo na década de 20: Oliverio Girondo e Oswald de Andrade” (Perspectiva, 1983 – prêmio APCA) e “Fervor das vanguardas: arte e literatura na América Latina” (Companhia das Letras, 2013 – prêmio Jabuti), organizou os volumes “Caixa modernista” (Edusp, 2003), e “Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos” (2. ed., Edusp, 2008). Coordenador, junto com Gênese Andrade, da edição atual da obra de Oswald de Andrade (Companhia das Letras), foi diretor do Museu Lasar Segall, em São Paulo, de 2008 a 2018.

Sylvie Josserand Colla é doutora em literatura brasileira pela Universidade de Paris X-Nanterre. É codiretora do Centro de Pesquisas Latino-americanas da Universidade de Poitiers e da Coleção Archivos, que já publicou 69 volumes, e tem seis em preparação. Oswald de Andrade é o título n. 37.

Gênese Andrade é professora da FAAP, pesquisadora e tradutora. Autora, entre outros, de “Vicente do Rego Monteiro” (Publifolha, 2013) e “Artistic Vanguards in Brazil, 1917-1967” (Oxford Research Encyclopedia of Latin American History, 2019), organizou os livros “Modernismos 1922-2022“(Companhia das Letras, 2022) e “Correspondência Mário de Andrade & Oswald de Andrade”(Edusp, no prelo). 

Maria Augusta Fonseca é professora sênior livre-docente do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH USP. Foi bolsista pesquisadora da FAPESP, VITAE e CNPq, com estudos voltados para o Modernismo brasileiro. Publicou, entre outros, “Oswald de Andrade: biografia” (2. ed., Globo, 2008) e “Por que ler Mário de Andrade” (Globo, 2013) e organiza um livro sobre “Pauliceia desvairada” (Sesc, no prelo).

O lançamento ocorre no dia 12 de fevereiro, a partir das 11 horas, no auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade, na Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo. A entrada é gratuita, sendo necessária apresentação de comprovante de vacinação. Haverá transmissão simultânea pelo canal do YouTube da Biblioteca Mário de Andrade, neste link:
https://youtu.be/AcVkDs-qFBU

Com informações de Edusp e Biblioteca Mário de Andrade