CAPH foi contemplado em dois editais da USP

Um dos projetos propõe a construção de um laboratório de conservação e restauro e aquisição de equipamentos para o tratamento da documentação do CAPH, enquanto outro tem o objetivo de formar, capacitar e favorecer a inclusão digital na área de humanidades

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria


No ano de 2021, o Centro de Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda (CAPH) venceu dois editais promovidos pela USP. 

Um deles foi o Programa de Laboratórios Didáticos para o Ensino da Graduação (PRG 01/2021), que selecionou projetos para a criação de ambientes educacionais alinhados às novas tendências de ensino essenciais para a formação dos estudantes dos cursos de graduação da USP

Neste Edital, o projeto beneficiado em parceria com o Departamento de Geografia, propõe a construção de um laboratório de conservação e restauro e aquisição de equipamentos para o tratamento da documentação salvaguardada no CAPH. O objetivo é promover a capacitação de alunos para as práticas que envolvem as ações de preservação do patrimônio cultural material.
 

IMG 5443-2
Acervo de fitas VHS de conteúdo institucional da FFLCH que está no CAPH - Foto: Divulgação


Já no Edital de Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE), lançado em junho de 2021 pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o CAPH foi agraciado com um projeto de História e Memória Digital, proposto em conjunto com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e a TV USP.

O objetivo principal do projeto é formar, capacitar e favorecer a inclusão digital na área de humanidades da USP, de modo a contribuir para o incremento de novas tecnologias na gestão e divulgação de acervos documentais manuscritos, impressos e audiovisuais.

Entre as ações indicadas pelo PIPAE, estão relacionadas a compra de equipamentos para a digitalização do acervo audiovisual analógico da produção institucional da FFLCH, preservado no CAPH, e a seleção de bolsistas de graduação e de pós-doutorado. Além disso, os recursos também serão utilizados para a criação de um laboratório multimeios, para a produção de mídias e conteúdos digitais, e de uso comum para os demais laboratórios de pesquisa do Departamento de História.

O projeto pedagógico do curso de História prevê que seus egressos, além da atuação no ensino, o engajamento em institutos de pesquisa (ligadas ao patrimônio artístico e cultural), museus, mídia impressa (editoras, revistas e jornais especializados) e mídia visual (televisão, cinema), prestando assessorias culturais e políticas. Adicionalmente, o envolvimento na constituição e gestão de bancos de dados, organização de arquivos, além de outras áreas ligadas à reunião e preservação da informação. 

O CAPH reúne conjuntos documentais de vários tipos e naturezas e sob as mais diversas formas, ligados principalmente às áreas de Ciências Humanas e Sociais, incluindo material audiovisual, reprodução de documentos em microfilmes, fotografias, hemeroteca, publicações periódicas, além do Projeto Memória, constituído especialmente por documentação de docentes da antiga FFCL e também da FFLCH.

Todo este acervo vem recebendo tratamento documental com o fim de guarda e disponibilização pública do material existente. Assim, todo o material sob a guarda do CAPH está catalogado e conta com instrumentos de pesquisa adequados à consulta, na forma de catálogos e inventários, que têm demonstrado ser de grande valia para a pesquisa pública e para consulta acadêmica e institucional.

Mais informações sobre o CAPH no site do Centro.

Com informações do CAPH