Ouvidoria da FFLCH aumenta em 60% os atendimentos em 2021

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

Em 2021, a Ouvidoria da FFLCH teve um aumento de 60% na demanda de mensagens em relação ao ano anterior. A pandemia afastou a comunidade uspiana de suas atividades presenciais mas não representou um obstáculo para o setor, que continuou cumprindo sua missão de acolher denúncias e reclamações da comunidade acadêmica.

O setor recebeu 77 mensagens, sendo 40 delas de alunos de graduação e as demais distribuídas entre alunos de pós-graduação, docentes, servidores, comunidade externa, entre outros. 

Os números representam um aumento significativo em relação às demandas de 2020, quando a Ouvidoria recebeu 48 reclamações, sendo 31 oriundas da graduação.

Arte: Pedro Henrique Fuini
Arte: Pedro Henrique Fuini 

O professor Álvaro de Aquino e Silva Gullo, do Departamento de Sociologia, o ouvidor da FFLCH, comenta que “não houve mudanças substanciais quanto ao conteúdo das perguntas apresentadas, apenas dificuldades de contato entre os solicitantes e os responsáveis pelo atendimento”. 

O professor acredita, no entanto, que há espaço para uma melhor possibilidade de contato, encaminhamento e resolução das questões apresentadas pelos solicitantes, no sentido de melhorar o trabalho desempenhado: “Uma formulação adequada da questão para o esclarecimento do problema e possível encaminhamento para os canais adequados. Esse é o papel desempenhado pela Ouvidoria que temos aprimorado no decorrer das nossas atividades”.

A Ouvidoria da FFLCH funciona desde 2019, quando foi criada visando acolher sugestões, denúncias e reclamações das comunidades acadêmica e externa acerca de assuntos envolvendo a Faculdade.

Para entrar em contato e enviar sua demanda, acesse:
www.fflch.usp.br/ouvidoria