Obras da escritora Paulina Chiziane serão abordadas em clube de leitura da FFLCH

Criado por grupo de pesquisa da pós-graduação, a proposta é pensar e discutir coletivamente a literatura africana de autoria feminina

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Paulina Chiziane
Paulina Chiziane foi a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, em 1990 - Foto: Otavio de Souza


A partir do dia 12 de março, próximo sábado, das 9h às 12h, serão realizados os encontros do ciclo de leitura da obra da escritora moçambicana Paulina Chiziane, que tem a proposta de pensar e discutir coletivamente a literatura africana de autoria feminina.

O ciclo de leituras é a primeira atividade do ano do clube de leitura, que é composto por professores e pesquisadores de um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O grupo de pesquisa estuda a autoria feminina na literatura, sobretudo em países que sofreram com a colonização portuguesa. E a ideia do clube de leitura surgiu em conversas que os integrantes do grupo tiveram ao longo de uma disciplina.

No ano passado, a obra de Paulina foi escolhida pelo júri do Prêmio Camões, o prêmio com maior importância para as literaturas de língua portuguesa. E, após esse prêmio, os integrantes do grupo identificaram que o interesse pela obra literária da Paulina aumentou. Mas, por outro lado, os leitores continuam encontrando muitas barreiras: a dificuldade de acesso aos livros, que ainda são pouco editados no Brasil, além da falta de um conhecimento prévio que dê conta do contexto retratado por ela.

"Percebemos a necessidade de criar um espaço de conversa transversal, criar uma ponte que tornasse esse encontro possível, que fosse de encontro com o nosso desejo de compartilhar parte do que pesquisamos, além de conhecer melhor o ponto de vista dos nossos colegas da área ou outras pessoas interessadas no tema", comenta Fernanda Sampaio, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e uma das integrantes do grupo. 
 

livro Paulina
No Brasil, Paulina tem editada apenas a obra "Niketche: Uma História de Poligamia" 


Paulina Chiziane

A escritora nasceu em Majacaze, província de Gaza, Moçambique, no ano de 1955, mas cresceu em Maputo. Ainda na juventude, participou ativamente  do contexto político moçambicano como integrante da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique).

Em 1990, foi a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique. Recentemente, em 2021, foi a primeira mulher africana condecorada com o Prêmio Camões, prêmio literário mais importante da língua portuguesa.

Ao longo do semestre, serão lidos e discutidos os romances publicados pela autora: Balada de amor ao vento (1990), Ventos do apocalipse (1993), O sétimo juramento (2000), Niketche: uma história de poligamia (2002), O alegre canto da perdiz (2008) e As andorinhas (2009).

Paulina - banner


Os encontros serão iniciados em março e acontecerão de forma online, síncrona (ao vivo) e via Google Meet, sempre nas manhãs, das 9h às 12h, no segundo sábado de cada mês.

As atividades são gratuitas e não exigem nenhum conhecimento prévio ou contato anterior com os livros escolhidos. "Pensamos em um ciclo contínuo, de modo que as pessoas possam ir se juntando a nós conforme surja o interesse", explica Fernanda.

Todos os materiais de leitura utilizados para os encontros serão compartilhados por e-mail para os inscritos nos encontros do ciclo de leitura. 

As inscrições podem ser feitas pelo link

Mais informações pelos e-mails: fernanda.sampaio.santos@usp.br ou rejane.vecchia@usp.br