Conhecendo o zoológico: animais e seu papel na história passada e contemporânea

Início do evento
Final do evento
E-mail
gpanimais.diversitas.usp@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Artur Matuck
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
online
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Encontros de leitura e discussão - 28/04 e 05/05, 17h.

Inscrições: http://bit.ly/conhecendozoo1

Sob a perspectiva da contemporaneidade, os Zoológicos se apresentam como instituições extremamente complexas. São, ao mesmo tempo, um dos poucos locais de contato entre os humanos e outros animais não humanos nas megalópoles atuais e, também, o local no qual esse contato já se encontra orientado para fins nem sempre benéficos para ambas as partes. Enquanto espaço simbólico, sua história é permeada por diversos tipos de agrupamentos entre humanos e outros animais, de onde também se originaram as primeiras coleções animais. Mais do que um mero anexo da história humana, estudar os zoológicos significa também mapear mais um dos aspectos das dicotomias “cultura e natureza” e “humano e animal” estabelecidas principalmente pelo imaginário ocidental.

Mas, afinal, o que são as instituições zoológicas? Aliás, “coleções de animais”, “ménageries”, “serralho” ou “zoológicos”, quais suas diferenças? Já tomados como símbolos de poder, encarcerados em jaulas, tomados por uma fascinação estética e, recentemente, também alvos de preservação, os contextos de cada um destes termos espelham uma relação entre humanos e animais que pode ser mais complexa do que uma primeira visita ao zoológico. Se cada um destes termos transborda uma relação estabelecida entre os animais humanos e os animais não humanos, possivelmente influente até os dias atuais, como compreender nossa relação contemporânea através do tipo de instituição que eles nomeiam?

A fim de nos aproximar e compreender um pouco mais sobre essa temática, o Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas-USP organiza dois encontros de leitura e discussão sob o título de “Conhecendo o zoológico animais e seu papel na história passada e contemporânea”. Os encontros são coordenados por Vinicius Paiola de Oliveira e Fernando Bueno, e ocorrerão de maneira remota nos dias 28/04 e 05/05 às 17h, com inscrição aberta através do link: http://bit.ly/conhecendozoo1

Imagem