O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras nos Centros de Estudos da rede pública do estado de São Paulo, nas escolas de línguas estrangeiras e em outros contextos apoiam-se em princípios que buscam favorecer a participação ativa dos alunos para o desenvolvimento de competências orais e escritas. O relato de professores que atuam nessas instituições e que desenvolvem projetos coletivos com seus grupos aponta para o grande interesse que os alunos demonstram em investigar, problematizar, pesquisar e produzir textos orais e escritos relacionados a temáticas gerais que estão muito presentes em seu cotidiano. Tratam-se de projetos relacionados à presença das línguas estrangeiras na sociedade, a temas culturais que envolvem uma ou mais línguas, temáticas mais ampla como as canções, filmes, reportagens, difundidos por meio digitais para conhecer como se expressam os falantes de uma ou mais línguas e as relações interculturais com a nossa língua materna. Enfim, uma série de proposições que tomam a forma de projetos pedagógicos.
Este curso tem por objetivo propor a reflexão sobre as etapas didático- metodológicas que orientam esses projetos à luz das publicações sobre as Metodologias Ativas, sendo que uma de suas modalidades é a “Pedagogia de Projetos”, também conhecida como “Aprendizagem com base em Projetos”. (MATTAR, 2017)