CITRAT & LETRA Webinar, 29 de abril de 2022, 14h-15h30. Mesa Redonda: Literatura Eletrônica

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CITRAT & LETRA Webinar, 29 de abril de 2022, 14h-15h30. Mesa Redonda:
Literatura Eletrônica

canal da FFLCH/USP no YouTube

https://youtu.be/TokJZsOuOo4

> *Mesa Redonda: Literatura Eletrônica*
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> 1. *Literatura e Games: Linguagens em Diálogo*
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> *Resumo*
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> Para o senso comum, os games e a Literatura podem parecer que pertencem a
> universos antagônicos. No entanto, a verdade é que eles coexistem em um
> espaço de trocas, influências e inspirações. Neste webinar, iremos
> ressaltar dois espaços dialógicos e intermidiáticos: a Literatura
> Eletrônica e a adaptação de obras literárias em games. Apresentaremos como
> a Literatura Digital tem se transformado até a atualidade (RETTBERG, 2019;
> FLORES, 2019) e como os games se inserem nesse contexto, ora participando
> da elaboração de formatos de *e-lit*, como a ficção interativa e o *visual
> novel*, ora como uma receptora de adaptações (STOBBART, 2018).
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> *Minibio*
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> *PEDRO SOUZA MELO* é Doutorando e Mestre em Letras – Teoria da Literatura
> (UFPE). Bolsista Capes (DS). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo
> (UFPE). Realiza pesquisas na área de Literatura e tecnologia, atuando com
> ênfase nos seguintes temas: adaptação, cibercultura, jogos digitais e
> literatura eletrônica.
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> *Referências e links*:
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> Rettberg, S. (2019). Electronic Literature. Cambridge: Polity Press.
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> Stobbart, D. (2018). Adaptation and New Media: establishing the videogame
> as an adaptive medium. In: CUTCHINS, Dennis; KREBS, Katja; VOIGTS, Eckart
> (Org.). *The Routledge Companion to Adaptation*. Londres: Routledge. p.
> 382-389.
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> Melo, P. de S. (2021). Literatura eletrônica e jogos digitais literários:
> um estudo sobre o visual novel. Dissertação (Mestrado em Letras) –
> Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
> https://attena.ufpe.br/handle/123456789/39954
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> Games & Literature: https://store.steampowered.com/curator/41797240/
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> 1. *Projeto P.AR-T.OUT – A remediação da Poesia Visual em Realidade
> Aumentada*
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> *Resumo*
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>
> Esta pesquisa visa analisar a transposição da prática literária no espaço
> midiático da realidade estendida. Nela exploramos o espaço das realidades
> mistas por meio de conceitos desenvolvidos por autores e poetas modernista
> que já pensaram na espacialização do texto no início do século XX. O
> objetivo do projeto P/ART/OUT é desenvolver uma abordagem para tornar
> certas tecnologias acessíveis complexos para a comunidade artística. Para
> isso realizamos transposições poéticas de poesias visuais. Em suma,
> trata-se de compreender melhor a prática artística em um contexto onde o
> significado transita de um meio para outro, contando com conceitos como
> "mídia expansível", intermodalidade e transmédia.
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> *Minibio*
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> *AXEL COBELO* é Mestre em Design Digital pelo Centre NAD da Université du
> Québec a Chicoutimi – Canadá. Pesquisador e praticante de literatura
> eletrônica com ênfase em Ficção Interativa e no meio da Realidade Aumentada
> et questões práticas e filosóficas desse processo de remediação.
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CITRAT & LETRA Webinar, 29 de abril de 2022, 14h-15h30. Mesa Redonda: Literatura Eletrônica
canal da FFLCH/USP no YouTube

https://youtu.be/TokJZsOuOo4

Mesa Redonda: Literatura Eletrônica

Literatura e Games: Linguagens em Diálogo

Resumo

Para o senso comum, os games e a Literatura podem parecer que pertencem a universos antagônicos. No entanto, a verdade é que eles coexistem em um espaço de trocas, influências e inspirações. Neste webinar, iremos ressaltar dois espaços dialógicos e intermidiáticos: a Literatura Eletrônica e a adaptação de obras literárias em games. Apresentaremos como a Literatura Digital tem se transformado até a atualidade (RETTBERG, 2019; FLORES, 2019) e como os games se inserem nesse contexto, ora participando da elaboração de formatos de e-lit, como a ficção interativa e o visual novel, ora como uma receptora de adaptações (STOBBART, 2018).

Minibio

PEDRO SOUZA MELO é Doutorando e Mestre em Letras – Teoria da Literatura (UFPE). Bolsista Capes (DS). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (UFPE). Realiza pesquisas na área de Literatura e tecnologia, atuando com ênfase nos seguintes temas: adaptação, cibercultura, jogos digitais e literatura eletrônica.

Referências e links:

Rettberg, S. (2019). Electronic Literature. Cambridge: Polity Press.

Stobbart, D. (2018). Adaptation and New Media: establishing the videogame as an adaptive medium. In: CUTCHINS, Dennis; KREBS, Katja; VOIGTS, Eckart (Org.). The Routledge Companion to Adaptation. Londres: Routledge. p. 382-389.

Melo, P. de S. (2021). Literatura eletrônica e jogos digitais literários: um estudo sobre o visual novel. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. https://attena.ufpe.br/handle/123456789/39954

Games & Literature: https://store.steampowered.com/curator/41797240/

Projeto P.AR-T.OUT – A remediação da Poesia Visual em Realidade Aumentada
Resumo

Esta pesquisa visa analisar a transposição da prática literária no espaço midiático da realidade estendida. Nela exploramos o espaço das realidades mistas por meio de conceitos desenvolvidos por autores e poetas modernista que já pensaram na espacialização do texto no início do século XX. O objetivo do projeto P/ART/OUT é desenvolver uma abordagem para tornar certas tecnologias acessíveis complexos para a comunidade artística. Para isso realizamos transposições poéticas de poesias visuais. Em suma, trata-se de compreender melhor a prática artística em um contexto onde o significado transita de um meio para outro, contando com conceitos como "mídia expansível", intermodalidade e transmédia.

Minibio

AXEL COBELO é Mestre em Design Digital pelo Centre NAD da Université du Québec a Chicoutimi – Canadá. Pesquisador e praticante de literatura eletrônica com ênfase em Ficção Interativa e no meio da Realidade Aumentada et questões práticas e filosóficas desse processo de remediação.

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