Fórum Horizontes Comunitários de Língua Portuguesa

Início do evento
Final do evento
E-mail
oliveredluiz@yahoo.com.br
Docente responsável pelo evento
Hélder Garmes
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Canal uspfflch youtube. Confira as transmissões clicando nos links do cartaz.
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O Projeto Ciclo22, proposto pela Reitoria da Universidade de São Paulo, tem por objetivo reunir em uma única plataforma as atividades relacionadas ao bicentenário da independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna e do movimento modernista. A iniciativa almeja ainda criar um ambiente de discussão sobre o futuro que se deseja construir para o país. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Timor-Leste: literatura, política e sociedade, juntamente com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), está organizando o “Fórum: Horizontes Comunitários de Língua Portuguesa”, a ter lugar de modo semipresencial na USP, de 17 a 20 de maio de 2022. A data é sugestiva, pois nesta ocasião comemoram-se também os 20 anos da soberania de Timor-Leste e da promulgação de sua Constituição, que reconhece o português como língua oficial daquela jovem nação. Independente desde em 1822, O Brasil e as outras colônias portuguesas cuja independências foram reconhecidas somente a partir de 1974 formam uma grande comunidade de língua portuguesa tão abrangente que se constitui com um grande abraço ao globo terrestre, do Brasil a Macau, de Cabo Verde a Timor-Leste. Essa comunidade produz em língua portuguesa literatura, música e cinema, em larga escala e com excelente qualidade. Nesse sentido, o “Fórum: Horizontes Comunitários de língua portuguesa” pretende refletir sobre o futuro dessa comunidade e de sua produção literária e artística que compreende o período entre 2022 e 2122, de modo a questionar o que há em comum, além da língua portuguesa, entre essas regiões/comunidades.

Conferência de Abertura: Prof. Doutor Vicente Paulino, professor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e. Para saber mais sobre o conferencista, acesse: https://www.researchgate.net/profile/Vicente-Paulino

A Universidade Nacional Timor Lorosa'e mantém convênio de cooperação acadêmica com a Universidade de São Paulo. Ver em: https://ccint.fflch.usp.br/universidade-nacional-timor-lorosae.

O certificado de participação será emitido mediante as listas de presença, que ficarão disponíveis nos dias do evento, de acordo com a frequência de cada participante. Carga horária: 18 horas.