Jornada Agustiniana: 100 Anos

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
edimara.aguiar@alumni.usp.br
Docente responsável pelo evento
Profa. Dra. Fátima Bueno
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
On-line, transmissão ao vivo no canal youtube.com/uspfflch1
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Neste ano de 2022, de tão importantes efemérides para as literaturas e as artes de língua portuguesa, o Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português (CPCP) vem integrar as homenagens à escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís (1922-2019).
Autora do Porto, nascida em Vila Meã (Amarante), a “des-concertante Agustina”, nas palavras de Eduardo Lourenço, iniciou a carreira literária em 1948, com o romance Mundo fechado. O romance seguinte, A Sibila, publicado em 1953, angariou os prêmios Delfim Guimarães e Eça de Queirós e consolidou a potência renovadora da romancista, tornando-se um título incontornável da ficção portuguesa contemporânea.
O estilo único, potente e paradoxal de Agustina perpassa suas inúmeras obras e continua desconcertando leitores e promovendo debates.
Convidamos a todos para celebrar conosco o legado da grande romancista e perscrutar alguns aspectos de sua obra multifacetada por outros campos da escrita literária, como a dramaturgia e o cinema, em duas mesas com pesquisadores agustinianos.

Imagem