Viagem ao México III

Início do evento
E-mail
guilherme.augusto.rodrigues@usp.br
Docente responsável pelo evento
José Horácio de Almeida Nascimento Costa
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Poesia Incompleta
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Este novo poemário de Horácio Costa a ser lançado em Lisboa, Viagem ao México III, é, dentre outros, potente registro da palavra poética homossexual em língua portuguesa. Neste livro, o amor e a erótica homo-diversos assumem os contornos de sua maturidade física e escritural, ancorando na memória da língua a inadiável subjetividade homoerótica.
Os textos correspondem ao período em que esteve na Cidade do México como pesquisador no segundo semestre do ano de 2021. A dicção e voz do poeta brasileiro contemporâneo neste livro são enunciadas com rara liberdade expressiva entre nós, convite às novas gerações ao fazer poético. O livro ainda não tem lançamento previsto no Brasil.
HORÁCIO COSTA (José Horácio de Almeida Nascimento Costa; São Paulo, 1954) é poeta e professor de Literatura Portuguesa.
Conta com 13 livros editados no Brasil e em Portugal, e 10 em diversos países (Estados Unidos, México, Venezuela, Argentina). Tem obra traduzida para 11 línguas e participa em antologias de poesia brasileira ou de língua portuguesa.
Organizou antologias de poesia brasileira em espanhol e em inglês. Organizou encontros internacionais de poesia no Brasil, tais como: “A palavra poética na América Latina: avaliação de uma geração”, na Fundação Memorial de América Latina em São Paulo, em 1990. Recebeu o prêmio Jabuti em 2014 na categoria poesia pelo seu livro Bernini (2013).
Entre os sus títulos de poesia, encontra-se Satori (1989), com prefácio de Severo Sarduy, O Menino e o Travesseiro (1993), editado no Brasil, Estados Unidos e México (El Tucán, 1995), com prefácio de José Saramago, Ravenalas (2009), traduzido ao espanhol e publicado na Argentina (Buenos Aires, Gog y Magog, 2013), Fracta – antologia poética, organizada por Haroldo de Campos e publicada em São Paulo em 2004, traduzido ao espanhol, no México (FCE, 2009). Tradutor de Octavio Paz, Elizabeth Bishop, César Vallejo e José Gorostiza ao português.
Tem dois livros de ensaios publicados no Brasil e no México, Mar Aberto – ensaios de literatura brasileira, portuguesa e hispano-americana (2010 e 1998, 1. ed. em espanhol) e José Saramago: o período formativo (Caminho, 1997; Moinhos, 2020).
Foi presidente da “Associação Brasileira de Estudos da Homocultura-ABEH” no biênio de 2006-8 e organizou o primeiro encontro de intelectuais e acadêmicos brasileiros sobre a homossexualidade na USP; as atas do encontro foram publicadas em conjunto pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e pela EDUSP - Retratos do Brasil Homossexual (2010).

Imagem