O curso pretende difundir conhecimentos acerca das literaturas de Angola, Cabo
Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e da literatura negro-brasileira,
focalizando a prática em sala de aula e tendo como objetivo desenvolver
competências de ensino aos professores e/ou estudantes de licenciatura para a
inclusão da literatura desses países em suas práticas docentes. Para tanto,
pretende-se apresentar especificidades históricas de cada um desses países a fim de
construir uma reflexão acerca do papel social da literatura nesses respectivos
contextos histórico-sociais e, em seguida, estender a reflexão para a compreensão
de que maneira tais especificidades também se revelam na dimensão das escritas
literárias. Vale destacar que algumas das obras propostas na bibliografia do curso
constam das listas de livros selecionados para vestibulares/2022 no Brasil, ou seja,
estão em diálogo com a Lei 10.639/03 e com uma reflexão atual e crítica acerca da
inclusão mais sistemática de uma produção literária oriunda de países do
continente africano e da diáspora no contexto escolar.
Programação no seguinte link: https://sce.fflch.usp.br/programa-521