Início do evento
Final do evento
E-mail
jornadadeestudos1@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Tessa Moura Lacerda
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Canal da FFLCH no YouTube
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A Jornada de Estudos Contra-normativos, iniciativa do grupo de estudos DiverGente, coordenado pela professora Tessa Moura Lacerda (Departamento de Filosofia da FFLCH) e composto por estudantes de diversos departamentos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), é um evento que será realizado entre dias 26 e 28 de maio de 2021, com o objetivo de discutir e debater temas contra-normativos: estudos sobre questões de gênero, queer, feministas e suas diversas vertentes, decoloniais, contra-coloniais, mulherismo africana, masculinidades, sexualidades, transsexualidades e travestilidades, raças, etnias, classe, interseccionalidade, corpo, estética, performances, propostas artísticas e poéticas, bem como outras possibilidades de estudos contra-normativos.

A jornada ambiciona abarcar pesquisas de todas as áreas de conhecimento que tragam os recortes supracitados, além de destinar um espaço a artistas que tenham suas criações ligadas a tais temáticas.

Com o apoio do departamento de Filosofia da USP, a jornada será realizada virtualmente, veiculada pela plataforma YouTube e aberta a estudantes de graduação que contam com projetos de Iniciação Científica na área, de pós-graduação que tenham pesquisas com as temáticas supracitadas e docentes que pesquisem tais temas e tenham interesse em participar das mesas, sendo de quaisquer instituições de ensino superior.

Comitês orientados pela Profa. Dra. Tessa Moura Lacerda farão a leitura e avaliação dos trabalhos a serem enviados para a apresentação no evento.

A Jornada contará com 18 mesas, sendo duas em cada período do dia. Para a distribuição, seguiremos o mesmo padrão para os três dias de evento, sendo a primeira mesa das 8h às 10h, a segunda das 10h15 às 12h15, a terceira das 13h15 às 15h15, a quarta das 15h30 às 17h30, a quinta das 17h45 às 19h45 e a sexta das 20h às 22h. Como as comunicações serão veiculadas pelo YouTube, ficarão gravadas para posterior acesso pelas pessoas interessadas.

A inscrição dos trabalhos para comunicação posterior deve ser realizada, impreterivelmente no período de 21 de fevereiro a 16 de março. Para ouvintes, não é necessária inscrição, somente assinatura de lista no momento das mesas, já que haverá posterior emissão de certificados.

Formulário de inscrição para comunicações com artigos https://forms.gle/U1easyFPnu6Q9q5r6 e com manifestações artísticas https://forms.gle/1jHmd6ZbSyCGuSvJ9.

Imagem
cartaz