Entrevista com Sérgio Miguel Franco

Serviço de Comunicação Social: Quem foi Pierre Bourdieu? Quais os principais conceitos teóricos que ele desenvolveu?

Sérgio Miguel Franco: Ele foi um teórico francês ligado à transformação que surgiu após a síntese que ele fez entre o estruturalismo de Lévi-Strauss e a fenomenologia de Merleau-Ponty, aplicando tais conceitos na sociedade Cabila da Argélia. Tal pesquisa de campo o transformou em uma referência importante da sociologia. Ele trabalhou com diversos campos no conhecimento, os quais nem todos tem a especificação. Contudo, eu apliquei na minha pesquisa de mestrado e doutorado os seus conceitos atribuídos ao campo da produção artística. Seus principais conceitos podem ser descritos como campo, habitus e capital, os quais foram desenvolvidos por interdependência com outros capitais além do específico, "capital cultural, capital social e capital econômico".

 

Serviço de Comunicação Social: Em sua tese de doutorado, você apresenta a pixação como um fenômeno urbano típico da cidade de São Paulo. Como o trabalho de Bourdieu se conecta com sua pesquisa?

Sérgio Miguel Franco: A pixação na sua inserção no campo da arte foi arregimentada com o uso do capital cultural e social do pesquisador. Os quais determinaram na escrita de um edital de política pública do governo federal de intercâmbio, o qual ofereceu o recurso econômico para participação da pixação no evento da Bienal de Berlin de 2012.
Assisti a uma série na Netflix chamada Império Romano onde vi a pixação em um ficção sobre o Império Romano, e nesta edição houve uma veiculação de uma inscrição urbana no mesmo formato que a pixação. Deste modo identifiquei que além do formato da letra reta um valor estava figurando recorrentemente que era a lealdade. Valor este que garantia a manutenção do poder político do imperador. No caso da pixação o valor da lealdade fomenta a proteção das classes baixas existentes na periferia da metrópole de São Paulo, a qual também evita o apagamento do nome de um jovem periférico. Portanto, a lealdade foi descrita como formação de grupo pelo meu doutorado. Desta maneira transmitimos o valor da lealdade entre os indivíduos de um grupo como algo fundamental para a condição humana, melhor desenvolvida agora no século XXI do que antes quando o mundo era dominado pelo Império Romano.

 

Serviço de Comunicação Social: De que forma o pensamento de Bourdieu se mantém atual?

Sérgio Miguel Franco: O pensamento de Bourdieu foi atualizado com o uso prático de seus conceitos de capital na expressão da pixação no campo da arte. O conhecimento dos capitais cultural, social, econômico e simbólico na aplicação em uma política pública de cultura no Ministério da Cultura Brasileiro no ano de 2012. Tal fator foi imprescindível para o financiamento da viagem dos pixadores e minha para o evento da Bienal de Berlin. Deste modo seus conceitos utilizados para descrever a revolução simbólica do impressionismo foram determinantes para a inserção da pixação e de outras manifestações culturais periféricas no campo da arte estabelecida.