Concurso de Vídeo-Resenhas de Literatura Coreana 2022 - "JUN", de Keum Suk Gendry-Kim "

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
estudoscoreanos@usp.br
Telefone
(11) 3091-5020
Docente responsável pelo evento
Profa. Dra. Yuna Jung Im Park
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Via Youtube em 10/10/2022
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

O Concurso de Vídeo-Resenhas de Literatura Coreana 2022, com foco na obra "JUN", graphic novel da aclamada autora Keum Seuk Gendry-Kim, está com inscrições abertas e gratuitas até 12/09/2022.
Você já leu "JUN (A história real de um músico autista)", com tradução para o português por Yun Jung Im e publicação no Brasil pela Pipoca & Nanquim em 2022?
Esta é uma obra sensível que oferece ao mundo uma lição de vida sobre aceitação e combate aos preconceitos, além de abordar o contexto da década de 1990 na Coreia do Sul e a tradicional arte coreana do pansori.
As vídeo-resenhas, que são um formato atual e breve de resenhar criticamente obras literárias nas redes sociais, têm o objetivo de apresentar por um olhar particular mais esse título da literatura coreana disponível para o público brasileiro. Esperamos que tópicos como autoría, enredo, personagens e temas abordados na obra venham à tona, tudo no sentido de dar uma ideia inicial aos novos leitores e oferecer uma camada outra de leitura crítica a quem já leu.
Os criadores terão liberdade para criar suas resenhas audiovisuais, respeitando o tempo-limite de 2 a 3 minutos, podendo estar em enquadramento paisagem (horizontal), para YouTube e Facebook, ou retrato (vertical), para Instagram e TikTok. A extensão do vídeo deve ser MP4.
Todos os inscritos estarão concorrendo a uma premiação de R$ 6.000,00 distribuídos aos 3 primeiros colocados e às menções honrosas.
Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível aqui: https://forms.gle/KAs8VgV9VVMoZniR7
O prazo final para envio das inscrições é 12/09/2022.
Após essa etapa, os inscritos irão submeter suas vídeo-resenhas, seguindo as diretrizes apontadas acima e direcionamentos da organização, até 23/09/2022 - para acesso exclusivo dos avaliadores.

Este concurso é uma realização do Instituto Coreano de Tradução Literária (LTI Korea), com organização conjunta da agência ARA Cultural e da editora Pipoca & Nanquim.
As vídeo-resenhas serão avaliadas por Yun Jung Im, tradutora da obra e coordenadora do curso de Língua e Literatura Coreana da FFLCH/USP; Manuel da Costa Pinto, crítico literário e apresentador do programa Entrelinhas na TV Cultura; e Luis Girão, agente e tradutor literário e pós-doutorando em Estudos Coreanos pelo DLO/FFLCH/USP.
A cerimônia de premiação será online, com transmissão via YouTube, e ocorrerá no dia 10/10/2022.
Sem a necessidade de estar presencialmente na premiação, esperamos, assim, receber inscrições dos quatro cantos do Brasil, com as mais diversas perspectivas nas vídeo-resenhas.

Não perca essa chance!

Imagem