LANÇAMENTO | Estado e Democracia: Uma introdução ao estudo da política

Início do evento
Final do evento
E-mail
ceupes.usp@gmail.com
Docente responsável pelo evento
André Singer, Cícero Araújo. Organização do evento conduzida pelo Ceupes - Centro Acadêmico de Ciências Sociais da USP.
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Transmissão online. Gostaríamos de utilizar o canal de Youtube da FFLCH.
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Link para transmissão, no canal da FFLCH no Youtube: https://youtu.be/v24q4fLqs2o

Com muita alegria, anunciamos o lançamento da obra "Estado e Democracia: Uma Introdução ao Estudo da Política", dos professores André Singer e Cícero Araújo, unidos ao pesquisador Leonardo Belinelli, sobre temas e conceitos clássicos, modernos e contemporâneos da teoria política. Trata-se de uma obra de grande interesse para estudantes de ciências sociais e de humanidades em geral, e convidamos especialmente os estudantes de graduação, ingressantes e veteranos, para comparecerem a esse debate.

O evento acontecerá no dia 20/05 às 17h30, e contará com a presença dos docentes Eunice Ostrensky, do Departamento de Ciência Política, Luís César Oliva, do Departamento de Filosofia, e Ricardo Musse, do Departamento de Sociologia, como debatedores. Contará, também, com a apresentação de Paulo Martins, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
______________________________

"Em “Estado e democracia: Uma introdução ao estudo da política”, misto de guia para iniciantes e ensaio de interpretação do presente, os professores André Singer e Cicero Araujo e o pesquisador Leonardo Belinelli combinam a sua longa experiência de ensino da disciplina na Universidade de São Paulo e a investigação teórica.

Entre o nascimento da política na Antiguidade clássica e o fantasma de um "totalitarismo neoliberal" nos dias correntes, os autores apresentam a origem do Estado moderno, o impacto do temido Leviatã, o clarão renovador das revoluções democráticas, o horror do regime totalitário dos anos 1930 e o igualitarismo do pós-guerra. Hoje, quando espectros regressivos voltam a apertar corações e mentes ao redor do mundo, é necessário concentração para pensar e discernimento para agir politicamente de modo a afastar os perigos que rondam – e retomar o caminho da liberdade, da igualdade e da fraternidade, apontado mais de duzentos anos atrás."

Imagem