Câmara Municipal de São Paulo vai conceder medalha e diploma para professor de Geografia

Francisco Capuano Scarlato será homenageado com distinção concedida a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

No dia 8 de dezembro, às 14h, o professor Francisco Capuano Scarlato, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai receber uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo: a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo, em cerimônia que será realizada no Auditório Milton Santos, do Edifício Eurípedes Simões de Paula e com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube também.

A homenagem foi concedida em sessão da Câmara Municipal, ocorrida no dia 26 de novembro. A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão são geralmente concedidas conjuntamente a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos. Uma pessoa que já recebeu a mesma distinção foi o cientista, pesquisador e doutor em microbiologia, Átila Iamarino, em dezembro de 2020.

A iniciativa da concessão foi da Assessoria de Relações Institucionais da FFLCH, com apoio da Direção; da chefia do Departamento de Geografia; e também de Roberto Bolzani Filho, professor do Departamento de Filosofia e ex-vice-presidente da Comissão de Graduação (CG); e de Selma Garrido Pimenta, professora da Faculdade de Educação e ex-pró-reitora de Graduação da USP, ambos no período em que Scarlato foi presidente da CG da Faculdade. O projeto de lei 77/2022 com a ideia foi proposto pela vereadora Juliana Cardoso, do PT, e recebeu a aprovação de dois terços dos vereadores da cidade de São Paulo.

"O professor Scarlato, apaixonado pela cidade de São Paulo, dedica-se até hoje ao estudo da metrópole, em especial da centralidade da metrópole de São Paulo. O reconhecimento, pela Câmara Municipal de São Paulo, do conjunto de seu trabalho é uma manifestação da importância das pesquisas científicas realizadas na Universidade e que possibilitam um melhor entendimento da realidade, auxiliando na construção de alternativas para uma sociedade mais democrática, justa e menos desigual. Parabéns, professor Francisco Capuano Scarlato", destacou a professora do Departamento de Geografia Glória Anunciação Alves, em artigo publicado no Jornal da USP sobre a distinção, e que também está organizando a sessão de homenagem em conjunto com o Cerimonial da Câmara dos Vereadores.

Carreira 

dicas03.jpg

O professor tem graduação em Geografia e em História, ambos pela FFLCH – o primeiro curso quando a Unidade era denominada como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) –, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade, abordando em sua dissertação e tese temas relacionados à cidade de São Paulo, com os títulos A expansão da Industria Automobilística e Metropolização de São Paulo e O real imaginário no bairro do Bexiga: autofagia e renovação urbana, respectivamente.

Suas áreas de atuação são nos seguintes temas: Geografia Urbana, Geografia Regional, Cidades e Patrimônio Cultural. Em 1997, recebeu o Prêmio Jabuti pelas contribuições publicadas no livro Geografia do Brasil.

Foi presidente da Comissão de Graduação da FFLCH, contribuindo muito no projeto de Formação de Professores da USP, além de participar da extinta Comissão Intraunidades das Licenciaturas (CIL) e coordenador de comissão do Ministério da Educação. 

Atualmente, mesmo aposentado e na condição de professor sênior, continua lecionando no Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana, dedicando-se ao estudo das centralidades periféricas da cidade de São Paulo, ministrando disciplinas e orientando alunos de mestrado e doutorado, bem como publicando artigos em livros e revistas especializadas.

"Apaixonado pela cidade de São Paulo, era recorrente, até pouco tempo atrás, a realização de trabalhos de campo na cidade paulista, tanto para alunos da graduação como da pós-graduação. Quando dos 450 anos da cidade de São Paulo, fez parte da Expedição São Paulo 450 anos: uma viagem por dentro da metrópole, tendo contribuído com um capítulo dessa publicação, em 2004", lembrou a professora Glória, no artigo já citado acima.

Serviço:
A cerimônia será realizada no dia 8/12, às 14h, no Auditório Milton Santos, localizado no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo.
A participação na cerimônia é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube.


Mais informações: jclovis@usp.br