Estudantes da FFLCH são premiados no 30º SIICUSP

11 receberam menção honrosa e uma aluna foi premiada no USP Flash Talks

Por
Bruna Correia e Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Estudantes da FFLCH são premiados no 30º SIICUSP
Foto: Tales Mançano


52 estudantes de graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLCH) da USP apresentaram seus trabalhos de iniciação científica na Etapa internacional do 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Cerca de 600 trabalhos de toda a USP tiveram indicação para participar desta etapa.

Nesta etapa, 11 estudantes receberam menção honrosa e uma aluna foi premiada no USP Flash Talks. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP e pelas Comissões de Pesquisa das Unidades.

O Flash Talks é uma premiação realizada anualmente pela PRPI que contempla apresentações curtas, de até noventa segundos, produzidas pelos participantes do SIICUSP. As apresentações têm a finalidade de explicar com linguagem acessível, para o público leigo, os trabalhos de Iniciação científica dos alunos indicados para a etapa internacional. Os quatro melhores Flash Talks foram escolhidos por uma comissão de avaliadores indicada pela Pró-Reitoria.

A aluna Luiza Marino Sales, do curso de História, recebeu o prêmio com a pesquisa: Repertório histórico ilustrado de equipamentos e ferramentas de cozinha: cultura material, medir e cozer, orientada pela professora Vânia Carneiro de Carvalho, do Museu Paulista da USP. 

Pedimos para a estudante explicar um pouco sobre sua pesquisa. Seguem, abaixo, as respostas enviadas por e-mail.

FFLCH - O que te levou a pesquisar o tema?
Luiza Marino Sales - Sinceramente, a escolha do tema foi um acaso. No final de 2021, recebi um daqueles e-mails de divulgação que chegam de vez em quando no email usp. Era um edital do Museu Paulista com quatro vagas de iniciação científica. Eu me inscrevi porque achei incrível a oportunidade de trabalhar no MP durante o ano de reabertura. Só depois de já ter sido selecionada, descobri que se tratava de uma pesquisa sobre cultura material, história de São Paulo e cozinha. No início dos trabalhos, tive dificuldade para entender a complexidade do tema, mas fui me apaixonando conforme a pesquisa se aprofundava.

FFLCH - Como foi o processo de desenvolvimento da pesquisa?
LMS - Começamos com a fase de coleta dos dados nos periódicos. Diversas outras fontes já estavam contempladas pelo banco de dados criado antes da entrada das ICs, então nosso papel era terminar essa coleta no Estado de S. Paulo. Passada essa fase, iniciamos a análise desses dados, criando uma ficha de pesquisa para cada um dos 165 objetos escolhidos para entrar no Repertório Histórico Ilustrado de Equipamentos e Ferramentas de Cozinha – livro que será o produto final da pesquisa. Com as fichas, também surgiu a necessidade de complementar as fontes do banco de dados, o que foi feito de acordo com a demanda de cada objeto. Por fim, veio a escrita dos verbetes, entre meia e duas páginas, dependendo da quantidade informação disponível acerca do objeto dentro de nossas fontes e recorte temporal (1860-1960). Em ganhos pessoais, foi extremamente edificante. A pesquisa começou no primeiro ano da minha graduação e, por meio de uma experiência prática, consegui adquirir diversas habilidades importantes para o ofício de historiador: coleta e análise de dados, leitura crítica de historiografia, escrita e etc.. Além disso, o ganho de experiência do trabalho em equipe foi imenso.

FFLCH - Como foi gravar o vídeo?
LMS - Foi uma experiência, em resumo, divertida e importante. Sempre queremos que qualquer material de divulgação fique bom, então também existe o nervosismo. Porém, acima de tudo, é uma honra ter oportunidades como essa, para mim e para a nossa pesquisa como um todo. Como uma aluna que nem passou da metade da graduação, é surreal receber uma plataforma assim. Além disso, modéstia à parte, acho nosso foco de estudo muito interessante, mesmo sendo um tópico pouco explorado pela historiografia brasileira. História da alimentação e cultura material separadamente são campos grandes no Brasil, mas a intersecção entre elas, o estudo dos objetos, esconde uma história fascinante da cidade e da cozinha. Todos têm uma memória afetiva envolvendo algum objeto de cozinha, desde sua mãe pedindo para não separar as tampas dos respectivos potes até a primeira frigideira adquirida na vida adulta. Por isso, queremos poder levar as biografias desses objetos para a maior quantidade de pessoas possível, e, para isso, oportunidades como essa são fundamentais.   

Confira os estudantes que receberam menção honrosa e os seus respectivos trabalhos e orientadores:

1- Juliana Alves Frade - As tecnologias xamânicas frente ao Antropoceno: modos e estratégias de resiliência - Antropologia - Orientador: Karen Gomes Shiratori

2-Juliana Mary Lourenço - Entre a religiosidade e a insurgência: as santidades indígenas no Brasil colonial - História - Orientador: Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron

3-Leticia Stamatopoulos - A judicialização da fé e as acusações das vítimas: ações contra a Igreja Universal do Reino de Deus - Antropologia - Orientador: Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer

4- Luana Kelly da Silva - O repertório imagético presente nos materiais didáticos do ensino fundamental e a construção de uma educação quilombola em Barra do Turvo - Geografia - Orientador: Fernanda Padovesi Fonseca

5-Lucas Albertini Leal - O diabo e a noção de ‘’danação’’ no tratado de Martins de Castanega - História - Orientador: Marcos Antonio Lopes Veiga

6-Lucas de Paula Fonseca  - Simón Bolívar e as populações escravizadas no Vice-Reino de Nova Granada: concepções e estratégias - História - Orientador: Bruna Gisi Martins de Almeida

7-Milena Guirelli Trindade - O gênero morfológico em substantivos com a terminação -l em língua portuguesa - Letras Clássicas e Vernáculas - Orientador: Mário Eduardo Viaro

8-Nathalia Francisca Fernandes Ramos - Práticas de uma nova cultura sonora. Sons, ruídos e barulhos urbanos no Rio de Janeiro e São Paulo (início do século XX) - História - Orientador: José Geraldo Vinci de Moraes

9-Renan de Lima Izaias - Investigação de correlatos prosódicos no reconhecimento de marcadores discursivos em processamento de linguagem natural - Letras Clássicas e Vernáculas - Orientador: Flaviane Romani Fernandes Svartman

10-Samara Fernanda Buoso - Revelações em engano: a comicidade em Três mulheres de três PPPês, de Paulo Emílio Sales Gomes - Teoria Literária e Literatura Comparada - Orientador: Ana Paula Sá e Souza Pacheco

11-Victoria Nataly Alves Lima - Figuras femininas da literatura coreana:pensando as protagonistas de Grama e de Pachinko - Letras Orientais - Orientador: Yun Jung Im Park

Veja aqui os contemplados com menção honrosa de outras Unidades da USP.

Na primeira fase do SIICUSP, que engloba os trabalhos da FFLCH e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e foi realizada de 17 a 21 de outubro, ocorreu a apresentação de 381 trabalhos.