Márcia Lima é indicada para secretaria do Ministério da Igualdade Racial

A docente do Departamento de Sociologia será a titular da secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

Márcia Lima
Márcia Regina de Lima Silva - Foto: Reprodução site Cebrap


No dia 10 de janeiro, véspera da posse de Anielle Franco como ministra da Igualdade Racial, foi anunciada a indicação da professora Márcia Regina de Lima Silva, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, como titular da secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo do Ministério.

A atuação da secretaria faz parte das áreas que a professora Márcia pesquisa: desigualdades raciais e relações raciais, com ênfase nos temas de gênero e raça, educação, mercado de trabalho, políticas de ações afirmativas. Atualmente, ela é coordenadora do Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (Paeco) da FFLCH e assessora técnica da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP.

Fora da Universidade, ela também é coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap). Dentro deste núcleo, ela coordena três pesquisas: Desigualdades Raciais e Covid-19, Observatório PIR e Vozes do Genocídio.

A professora possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1992), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1994) e doutorado em Sociologia pela UFRJ (2001). Realizou pós-doutorado na University of Columbia (2011-2012) e foi Visiting Fellow no Afro-Latin American Research Institute (ALARI) do Hutchins Center for African and African American Studies na Harvard University (2016-2017). E é membro do Comitê Executivo da Brazilian Studies Association (BRASA).

Márcia Lima ingressou como docente na FFLCH em 2004. Na Unidade, ela já foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no qual ajudou a implantar política de ações afirmativas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas (PPI), a partir do processo seletivo realizado no segundo semestre de 2018.  
 

Anna Carolina Venturini
Anna Carolina Venturini - Foto: Reprodução site Cebrap


Diretora de Ações Afirmativas

A pós-doutoranda no Departamento de Sociologia Anna Carolina Venturini foi indicada como diretora de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial.

Ela é uma das pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap).

Anna tem graduação em Direito (2010) e mestrado em Direito do Estado (2014), ambos pela Faculdade de Direito da USP; e doutorado em Ciência Política (2019) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi visiting fellow na Harvard University (2017). Seus temas de investigação são: ações afirmativas raciais e de gênero, políticas públicas, ensino superior, agenda decisória e mudança institucional.


—————
Este texto faz parte das reportagens da equipe da Assessoria de Imprensa da FFLCH sobre docentes, ex-alunos e pesquisadores que passaram pela FFLCH e foram indicados para cargos no novo governo federal.