Exibição e debate do Documentário “Minha Perna, Minha Classe”

Início do evento
E-mail
agraria@usp.br
Telefone
(11) 3091-3773
Docente responsável pelo evento
Profª. Drª. Marta Inez M. Marques
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Milton Santos
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Será uma exibição de documentário seguido de debate com Professores e idealizadores do documentário. Existem mais informações no PDF em anexo.

“Minha Perna, Minha Classe” traz reflexão sobre a questão agrária

Documentário, dos premiados Arturo Saboia e Cassia Melo, será exibido no auditório Milton Santos na USP e terá debate com geógrafos

Lavrador, camponês, ferreiro, educador, sindicalista, ambientalista, pensador da luta por igualdade e reforma agrária, líder político, que foi preso, mutilado, torturado e exilado pela ditadura. Esse universo multifacetado do maranhense Manoel da Conceição (1935-2021) é tema do documentário Minha Perna, Minha Classe. O filme será exibido, no dia 20/03/23, no auditório Milton Santos, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e será seguido de um debate com os realizadores do filme, professores, pesquisadores e alunos.

A atividade, que conta com o apoio do Laboratório de Geografia Agrária e dos programas de pós-graduação em Geografia Humana e em Integração da América Latina (PROLAM-USP), será destinada aos alunos da disciplina de Geografia Agrária da universidade e a pós-graduandos do PROLAM e da USP em geral. A abertura do evento será feita pela psicóloga Marilene Proença Rebello de Souza, professora do Instituto de Psicologia e coordenadora do PROLAM-USP. A mesa-redonda será formada pelo cineasta Arturo Saboia, pela produtora Cassia Melo, pelos geógrafos Júlio César Suzuki (doutor em Geografia Humana pela USP, professor do PROLAM e presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH-USP) e Marta Inez Medeiros Marques (professora do Departamento de Geografia e vice-coordenadora do Laboratório de Geografia Agrária da USP). Ambos são organizadores do livro Geografia Agrária: Teoria e Poder (Expressão Popular, 2007). A mediação do encontro será do sociólogo Wagner Iglecias, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP e também do PROLAM-USP.

“O documentário Minha Perna, Minha Classe é uma expressão de vozes ocultadas pelas subordinações a que os camponeses estão submetidos no Brasil, bem como um lampejo de luz que abre espaços para a esperança. Só a luta pode aportar à conquista de outras condições sociais de igualdade e respeito”, destaca o geógrafo Júlio César Suzuki, professor de Geografia Agrária e vice-coordenador do PROLAM-USP. Para Suzuki, a atividade de exibição do filme é uma oportunidade de os alunos conhecerem as trajetórias de lutas camponesas no país. “É a abertura para pensar o mundo com os olhos do Outro, o que conduz para a legitimação de outras formas de existir e de se expressar”, pontua.

Serviço:
O quê: Exibição do filme e mesa-redonda
Quando: Segunda (20/03), às 16h
Onde: Auditório Milton Santos – Prédio de Geografia/História da FFLCH-USP
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária – CEP: 05508-000 – São Paulo - SP
Capacidade: 244 lugares
Quanto: Gratuito para alunos da USP e interessados

Imagem