Livro mostra língua como um instrumento de poder político

Autores Adrian Pablo Fanjul e Maria Teresa Celada mostram a língua proporcionando interação e contestação social

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria


Lingua e Politica

Dia 18 de abril, das 18 às 21 horas, ocorrerá o lançamento do livro Língua e política - Conceitos e casos no espaço da América do Sul (Editora Edusp, 296 páginas, Coleção Acadêmica), dos professores Adrian Pablo Fanjul e Maria Teresa Celada, ambos docentes do Departamento de Letras Modernas (DLM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLCH) da USP. A sessão de autógrafos será na Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, São Paulo.

Questionamentos sobre a separação analítica entre língua e fala existem praticamente desde sua formulação por Saussure. Nas últimas décadas foi sendo construída uma relevante massa de conhecimento sobre a dimensão política como elemento constitutivo do funcionamento das línguas. Neste livro, os autores adotam a perspectiva teórico-metodológica de uma concepção da linguagem como determinada por processos sócio-históricos, respondendo à linha de análise do discurso de cunho materialista. O livro apresenta um detalhado panorama da série conceitual referente às relações entre o político e as línguas, tendo seu funcionamento especificado pela menção a diversos casos e situações, fundamentalmente na América do Sul, com destaque para os processos relativos às línguas portuguesa e espanhola. A linguagem, vista na constitutiva relação com sua exterioridade, é lugar de memória, espaço de inscrição dos acontecimentos próprios da dimensão social e histórica.

Os autores

Adrian Pablo Fanjul, docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH desde 2000 e orientador na pós-graduação desde 2002. Atuou, também, como convidado em diversas universidades da Argentina e do Brasil, e em convênios de cooperação internacional. Coordena atualmente o acordo Centros Associados para Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina com a Universidad Nacional de Córdoba.

Maria Teresa Celada, doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Desde 1992 atua como docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo, onde é professora doutora. Vice-Presidente da APEESP biênio 2019-2020 e 2020-2022. Desde 2021 coordena o GT Interunidades PoLínguas-USP, que se propõe incentivar a construção coletiva de uma política linguística para a Universidade.

O livro poderá ser adquirido no site da Editora da USP.

Com informações dos professores Adrian Pablo Fanjul e Maria Teresa Celada