Livro aponta o papel crucial da Operação Lava Jato no impeachment

Autor detalha as investidas, as resistências, a queda de Dilma Rousseff e a ascensão da extrema direita ao poder

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Lançamento do livro "Operação Impeachment"

Está sendo lançado pela Editora Todavia o livro Operação impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato (304 páginas), de Fernando Limongi,  doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago e Professor Titular de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


O impeachment de Dilma Rousseff, ratificado pelo Senado em agosto de 2016, é um momento-chave da história brasileira recente que reconfigurou o cenário político do país. O processo daria origem a novos protagonistas, dentro e fora do Congresso Nacional, e abriria caminho para a chegada da extrema direita ao poder.


A história foi esmiuçada pela imprensa e segue fresca na memória do leitor. Mas o retorno do PT ao governo, em janeiro de 2023, criou um ambiente propício para tornar o assunto com alguma distância. É o que faz Fernando Limongi neste livro.


Cientista político reconhecido por seus trabalhos sobre a relação entre Executivo e Legislativo no Brasil, o autor recupera cada lance do processo que culminou na queda de Dilma, reconstituindo um quebra-cabeça com idas e vindas entre partidos e coligações, deputados trânsfugas, denúncias de corrupção, delações e vazamentos, juízes e promotores com ambições políticas, manifestações de rua e de atores sociais organizados.


O livro aborda as várias investidas contra a presidente. A primeira foi a tentativa de emparedar Dilma, ainda no primeiro mandato. A segunda, após sua recondução ao governo, ocorreu quando a aliança entre partidos de oposição e movimentos sociais antigoverno colocou o impeachment na agenda. A terceira remonta ao segundo semestre de 2015, momento em que Eduardo Cunha (PMDB - RJ) deixou a base do governo e foi para o ataque. A última partiu da operação Lava Jato e desferiu o ataque final.


O autor analisa o impeachment de Dilma à luz do entrelaçamento entre a dinâmica do sistema político e as consequências políticas da Lava Jato. Com base em uma reconstituição minuciosa da conjuntura, Limongi não apenas puxa o fio da meada que levou à queda de Dilma, mas faz um retrato de um país entorpecido por uma cruzada contra a corrupção que em pouco tempo mostraria seus pés de barro.


O lançamento do livro Operação Impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato será no dia 19 de maio, às 19 horas, com bate-papo com o autor Fernando Limongi e Maria Hermínia Tavares, professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e mediação de Maria Cristina Fernandes, jornalista.  O evento será na Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo.


O livro pode ser adquirido no site da Todavia Editora 
Com informações da Todavia Editora