Seminários de pesquisa: Quantificações e a política dos números

Início do evento
Final do evento
E-mail
vs.telles@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Profa Vera da Silva Telles
Auditório / Sala / Outro local
Prédio das Ciências Sociais - Verificar salas no folder do evento.
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Projeto Temático “Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea” (Fapesp 2013/26116-5)

Seminários de pesquisa:
Quantificações e a política dos números

2 a 3 de julho 2018

Formas de quantificação e a “política dos números” é questão e desafio que se colocam em várias das frentes de pesquisa que compõem o Projeto Temático “Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea” (Fapesp), coordenado pela Profa. Vera Telles (USP). O uso do números, mais do que um problema de ordem técnico-metodológico, envolve intrincadas questões epistemológicas e teóricas, também políticas, especialmente quando se refere aos mercados informais e mercados ilegais, como o tráfico de drogas, roubo de carga e roubo de carros, bem como a violência e letalidade policial – temas de nossas pesquisas.

Como utilizar dados de empresas, órgãos governamentais, organismos multilaterais e outros que servem ao debate público? Como fazer a qualificação desses dados quantitativos? Como eles podem servir como pontos de apoio em diferentes contextos empíricos? Para enfrentar essas questões, e seus desafios, convidamos três pesquisadores franceses especialistas nessas questões – Emmanuel Didier (CNRS, Centre Maurice Halbwachs), Isabelle Bruno (Universidade de Lille) e Gregory Salle (CNRS, CLERSÉ).

Os nossos convidados irão participar de oficinas de pesquisa, interagindo e comentando questões e resultados de pesquisa apresentados por nossos pesquisadores. Duas conferências estão também previstas para que cada um dos pesquisadores apresente suas próprias questões para um publico mais amplo.

Imagem
Projeto Temático “Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea” (Fapesp 2013/26116-5)