IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais

Início do evento
Final do evento
Início inscrição
Fim inscrição
E-mail contato
secretaria@sinteseeventos.com.br
Telefone Contato
(11) 3721-5720
Docente responsável
Paula Marcelino
Local
Prédio da História e Geografia e da Filosofia e Ciências Sociais
Anexos
O evento será gratuito ou pago?
pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de certificado
Sim
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Chamada de Trabalhos

IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais
crises do capitalismo, novas e velhas formas de protesto

10-13 Julho de 2018

FFLCH, USP, São Paulo, Brasil

A IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais acontecerá na Universidade de São Paulo entre 10 a 13 de julho de 2018. Seu objetivo é discutir a proliferação de protestos em contextos de crise do capitalismo. Nesses contextos, a articulação entre conflitos do trabalho e outros conflitos sociais se torna mais evidente; as questões étnica, de gênero e geracional se complexificam e renovam o interesse pelas mobilizações coletivas, trazendo desafios teóricos e analíticos aos pesquisadores.

A relação entre crise e protesto não se estabelece apenas no presente, mas remonta ao passado e aponta para o futuro. De que maneira as recorrentes crises do capitalismo, que não têm apenas uma dimensão econômica, mas também política e ideológica, impactam as greves e os conflitos sociais? De que maneira afetam as relações capital-trabalho, as demandas urbanas e rurais, as identidades de gênero, étnicas, nacionais, as lutas motivadas por orientações sexuais, as questões ambientais?

Essas e outras questões podem ser discutidas a partir de diferentes áreas disciplinares e tradições teóricas, cobrindo uma diversidade de movimentos, tempos históricos e territórios distintos.

Imagem