XII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP)

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
epedusp@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
O evento ocorrerá virtualmente.
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP – EPED-USP – é um evento acadêmico anual, organizado pelos pós-graduandos da área de Filologia e Língua Portuguesa, que visa a promover o diálogo entre as distintas abordagens teóricas e metodológicas sobre o discurso na Universidade de São Paulo.

Com edições desde 2009, o evento busca a integração entre os pós-graduandos dos diversos programas da Universidade de São Paulo, incentivando o debate franco e aberto acerca dos diferentes olhares epistemológicos, das distintas metodologias e dos variados objetos de análise que caracterizam a instituição no que concerne ao estudo da produção contextualizada de sentido.

Com um acolhimento especial dentre os docentes e alunos da USP, bem como de pesquisadores consagrados de universidades do Brasil e do exterior, convidados para a realização de mesas e conferências, seu sucesso e sua aceitabilidade no meio acadêmico têm servido de exemplo para uma série de eventos organizados por pós-graduandos dentro e fora da Universidade de São Paulo, na área de Linguística e Literatura.

Em 2021, o EPED chega à sua décima segunda edição com o tema Práticas Discursivas em mídias digitais. O objetivo desta escolha é propiciar, nas mesas e nas conferências, uma reflexão atual sobre o impacto das mídias digitais na constituição do texto e do discurso; os modos pelos quais os processos dialógicos, interacionais e identitários são afetados e redimensionados por tais tecnologias; e os efeitos dessas novas práticas na teorização e na metodologia utilizadas no âmbito dos estudos do texto e do discurso, no que se refere a procedimentos de coleta e constituição de corpora, ao trabalho com a multimodalidade e com cadeias discursivas, bem como à integração de softwares para análise de dados.

A fim de garantir um debate profícuo acerca das pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos, as sessões de comunicação contarão com, no máximo, 4 apresentações. Cada apresentação terá 15 minutos de duração, seguidos de 15 minutos de discussão entre o apresentador, os ouvintes e o debatedor convidado.

Em sua décima segunda edição – e primeira a ser realizada virtualmente –, o EPED ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2021 e convida tanto pesquisadores vinculados à Universidade de São Paulo, quanto pesquisadores de outras instituições a debaterem as suas pesquisas, cujo foco sejam questões discursivas, textuais, semântico-pragmáticas e interacionais.

Palestrantes confirmados:
Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG)
Vinicius Romanini (USP)
Fabio Malini (UFES)
Isabel Seara (Universidade Aberta, Portugal)
Carlos Frederico d'Andréa (UFMG)
Maria Carmen Aires Gomes (UFV)
Pollyana Ferrari (PUC-SP)
Júlia Lourenço Costa (UFSCar)
Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
Danielle Barbosa Lins de Almeida (UFPB)

Minicursos confirmados:
1. Análise de Discurso Digital (ministrado por Júlia Lourenço Costa)
2. Semiótica Social (ministrado por Danielle Barbosa Lins de Almeida)

Imagem