VIII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos

Início do evento
Final do evento
Início inscrição
Fim inscrição
E-mail contato
verticeshebraico@gmail.com
Telefone Contato
(11) 2648-6120
Docente responsável
Suzana Chwarts
Local
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de certificado
Sim
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

OBJETIVOS

O VIII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos propõe um intercâmbio em nível nacional entre mestrandos, doutorandos e pesquisadores no campo da Língua Hebraica, da Literatura e Cultura Judaicas. Os principais objetivos desse encontro são:

1. Realizar o debate acadêmico sobre a pesquisa discente;
2. Atualizar as questões que envolvem os objetos de pesquisa dos docentes e discentes;
3. Contribuir para estimular o diálogo entre mestrandos e doutorandos, e desses com especialistas de dentro e de fora do Departamento de Letras Orientais da USP;
4. Dar visibilidade à produção discente;
5. Fornecer material para a publicação da Revista Eletrônica Vértices.

PROGRAMAÇÃO

O VIII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos está programado para os dias 3 a 5 de outubro de 2018, na sala 14 do prédio de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com os seguintes temas a serem abordados:

1. Estudos da Bíblia Hebraica
2. Judaísmo Contemporâneo: imigração, identidade, pensamento judaico e antissemitismo
3. Literatura judaica e outras literaturas e linguagens artísticas
4. Literatura Hebraica

Cada um dos temas pode ser dividido em subtemas, dependendo da quantidade e do conteúdo dos trabalhos submetidos à apreciação da comissão organizadora.

OS PARTICIPANTES

O evento destina-se a estudantes pós-graduandos das áreas de Estudos Judaicos de Universidades públicas e privadas do Brasil, buscando um diálogo interdisciplinar com a História, a Antropologia, a Filosofia, a Teoria Literária e outras artes e ciências.

Todos os participantes deverão passar pelo processo de inscrição, preenchendo a ficha que se encontrará no site do evento. A inscrição deverá ser efetuada até o dia 15 de setembro. Aqueles com resumo aprovado deverão enviar o texto final até o dia 31 de setembro. Todos os textos aprovados deverão estar de acordo com as normas editoriais e serão avaliados pelo Conselho Editorial após o evento, pois entende-se que o momento do debate acadêmico, visado durante as mesas, amadurece os artigos, os quais podem vir a ser corrigidos.

Os professores da área de Estudos Judaicos comporão o Conselho Editorial e farão a seleção dos textos mais adequados à publicação, segundo critérios de excelência acadêmica. Os mesmos professores serão convidados a coordenarem mesas de debate do simpósio, ao mesmo tempo em que professores de outras áreas ou instituições de ensino superior também serão convidados.

Por ser um espaço importante de discussão de estudantes, também é aberta a participação de ouvintes.

ORGANIZAÇÃO

A organização do evento é de responsabilidade de mestrandos e doutorandos da Área de Estudos Judaicos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes do Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP. Os alunos organizados em uma comissão executiva têm experiência na realização destes encontros e tem consciência da responsabilidade em utilizar os espaços da universidade, incluindo o cuidado dos locais nos quais se darão os encontros, em termos de uso, horário e limpeza.

A comissão executiva para a coordenação dos trabalhos é composta por quatro alunos da pós-graduação do Programa, e conta com o apoio e a colaboração de professores e coordenadores. Faz parte das atividades da comissão as seguintes atribuições:

- Buscar, organizar e distribuir os recursos financeiros, notas fiscais, recibos e contratos estabelecidos para controlar as finanças do encontro e prestar contas, durante e após o encontro para transparência dos trâmites.

- Criar e publicar um site do evento na internet onde serão veiculadas as informações, a programação do Simpósio e disponibilizadas as fichas de inscrição.

- Coordenar a limpeza do local de palestras, coordenar a equipe técnica para qualquer eventualidade, fazer relatórios constando danos na estrutura reconhecida antes da entrega destes locais para o encontro.

- Organizar as inscrições do encontro, fichas por estudantes devidamente credenciados em suas instituições de ensino e demais ouvintes interessados na programação, entrega de material aos participantes e entrega de certificados.

- Disponibilizar equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades, negociar espaços disponíveis para comercialização de livros, revistas, artigos culturais, e espaço para convivência/interação entre estudantes, tomando todos os cuidados quanto a segurança e horários para cumprimento da programação do evento.

- Organizar o material produzido no evento preparando-o para a publicação na Revista Vértices.

Comissão Organizadora do VIII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos

Daniel Douek
Isadora Sinay
Manu Marcus Hubner
Vanderlei Maurer de Andrade

Imagem
http://bit.ly/VIIISimposioCEJ