Conferência: Financial Facework, com Alex Preda

Início do evento
Final do evento
E-mail contato
andre.nahoum@usp.br
Docente responsável
André Nahoum
Local
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Emissão de certificado
Não
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Conferência, em inglês, difunde resultados de uma investigação etnográfica a respeito do trabalho de face (facework) realizado em relação com a ação estratégica em mercados financeiros. Argumenta que o trabalho de face financeiro, compreendido como manifestações expressivas e constitutivas de identidades realizadas por grupos profissionais especializados tem consequências em termos de mobilização de fluxos de capital em mercados e oferece um recurso estratégico para grupos competindo por esses fluxos.

O trabalho de face subordina o conhecimento financeiro especializado à expressão e às emoções, e visa produzir identidades profissionais admiráveis. Lança luz sobre as relações entre a financeirização da vida cotidiana e a financeirização das indústrias de mídia, bem como no papel destas em atrair capitais para investimento.

O caso empírico que dá sustentação ao argumento é o de atores financeiros que são um grupo institucionalizado e profissional singular na indústria de serviços financeiros de Hong Kong, e que agem em programas financeiros na TV, no rádio e na internet. Esses programas são diferentes de análises e notícias financeiras e enfatizam conhecimento expressivo. Sublinham como a financeirização das indústrias de mídia gera uma hibridização profissional, que pode ser utilizada como um recurso estratégico para promover carreiras em finanças e para competir por fluxos de capital. Atores financeiros usam conhecimento expressivo para indicar amabilidade para audiências. Isso lhes permite, por sua vez, guiar e capturar capital na forma de investimentos.

Sobre o conferencista:
Alex Preda é Professor do King’s College de Londres. Autor de inúmeros artigos sobre os mercados financeiros globais e, recentemente do livro Noise (University of Chicago Press, 2017), Preda vem se dedicando a compreender a formação histórica dos investidores e atitudes sociais em torno de investimentos financeiros. Atualmente desenvolve, com colegas na Universidade de Edimburgo e na London School of Economics a pesquisa "Práticas Avaliativas em Mercados Financeiros", projeto de cinco anos financiado pelo Conselho de Pesquisa Europeu.

Imagem
Folder