Seminário Internacional A Economia Política do Turismo

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
ecopoltur@usp.br
Docente responsável pelo evento
Rita de Cássia Ariza da Cruz
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Milton Santos
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Apresentação:

Fortemente propalada por instituições públicas e empresas privadas, a importância econômica, política e social do turismo tem sido objeto de eventos científicos em diferentes áreas do conhecimento e demandado uma reflexão crítica para a qual a Geografia, como campo disciplinar, tem uma importante contribuição a dar.
O Seminário Internacional “A Economia Política do Turismo” objetiva reunir pesquisadores, professores e estudantes de diversos países para discutir, criticamente, o “lugar” do turismo na contemporaneidade, tendo a economia política como norte para o debate.
Assim, é com grande satisfação que o Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-FFLCH da Universidade de São Paulo-USP, Brasil, com o apoio da International Geographical Union – IGU, abre suas portas para este evento, que pretende promover uma rica oportunidade para o intercâmbio de idéias entre aqueles que vêm o turismo para além das estatísticas e das aparências.
O Departamento de Geografia da FFLCH/USP completa 85 anos em 2019 e abriga o mais antigo curso de Geografia do Brasil, estando localizado na maior metrópole do país, a cidade de São Paulo com seus cerca de 12 milhões de habitantes.
Com 45 professores, mais de 1000 alunos de graduação e 350 alunos de pós-graduação, o DG/FFLCH/USP tem sido, ao longo dessas décadas, um espaço democrático para o livre pensamento e é com este espírito que convidamos todos os interessados a estarem conosco durante esta jornada.

Comissão Coordenadora:

Coordenação Geral:
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz

Coordenação Adjunta:
Ana Fani Alessandri Carlos
Isabel Alvarez
Hervé Théry
Regina Almeida
Reinaldo Machado

Secretaria Geral:
Clenes Louzeiro

Pós-doutorando:
Eudes Leopoldo

Comissão Científica (Brasil):
Ana Fani Alessandri Carlos (USP)
Davis Gruber Sansolo (UNESP)
Hervé Théry (USP)
Isabel Alvarez (USP)
Maria Goretti Tavares (UFPA)
Maria Tereza Paes (Unicamp)
Marta de Azevedo Irving (UFRJ)
Regina Almeida (USP)
Reinaldo Machado (USP)
Reinaldo Miranda de Sá Teles (USP)
Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP)
Sidnei Raimundo (USP)

Comissão Científica (Estrangeiros):
Collin Michael Hall (University of Canterbury, Nova Zelândia)
Daniel Hiernaux-Nicolás (Universidad Autónoma de Querétaro, Mexico)
Dieter Muller (Umea University. Suecia)
Dimitri Ioannides (Mituniversiteted, Suécia)
Eduardo Salinas Chávez (Universidad de La Habana, Cuba)
Jie Zhang (Nanjing University, China)
Sanette Ferreira (Stellenbocsh University, África do Sul)
Joseph Cheer (Monash University, Austrália)
Rodolfo Bertoncello (Universidad de Buenos Aires, Argentina)

Programação Geral:

26 e 27/10/2019 – Trabalhos de Campo

Trabalho de Campo 1: As centralidades da cidade de São Paulo e as geografias do turismo no espaço urbano – domingo, dia 27

Trabalho de Campo 2: Turismo e urbanização litorânea (Bertioga/Riviera de São Lourenço) – sábado, dia 26

Trabalho de Campo 3: Turismo em Unidades de Conservação (Floresta Atlântica e Serra do Mar) – sábado e domingo, dias 26 e 27

28/10/2019 – Dia Livre

29/10/2019 (Terça-feira)

8h30 – 18h00: Credenciamento

9h00 – 10h00: Cerimônia de Abertura Oficial do Encontro

10h00 – 12h00: Palestra de Abertura (seguida de debate):

Profa. Dra. Ana Fani Alessandri Carlos

12h00 – 14h00: Almoço

14h00 – 16h30: Mesa Redonda 1 (docentes convidados)

16h30 - 17h00: Coffee Break

17h00 - 19h30: Sessões Temáticas (o número de sessões dependerá do numero de trabalhos inscritos e aprovados)

19h30: Coquetel (recepção de boas vindas aos participantes)

30/10/2019 (Quarta-feira)

9h30 – 12h00: Sessões Temáticas

12h00 – 14h00: Almoço

14h00 – 16h30: Mesa Redonda 2 (docentes convidados)

16h30 – 17h00: Coffee Break

17h00 – 19h30: Sessões Temáticas

31/10/2019 (Quinta-feira)

9h30 – 12h00: Sessões Temáticas

12h00 – 14h00: Almoço

14h00 – 16h30: Sessões Temáticas

16h30 – 17h00: Coffee Break

17h00 – 19h00: Debate sobre os temas levantados nas mesas e abertura para a pesquisa (Toda sessão temática contará com a presença de um professor ou pesquisador que se encarregará de sintetizar as respostas às questões norteadoras para o debate e compartilhará o resultado nesta sessão final.

Eixos Temáticos:

Estado, políticas públicas e a produção do espaço para o turismo
A despeito das transformações profundas promovidas pelo avanço do neoliberalismo, os Estados mantiveram seu protagonismo no processo social e histórico de produção do espaço. Como diferentes Estados-nação têm atuado para promover o desenvolvimento do turismo e como essa atuação se revela na/pela produção do espaço?

Financeirização da economia e turismo
O modo de produção capitalista vive um momento em que a financeirização tornou-se estruturante do processo de reprodução do capital, atingindo, de forma distinta, as diferentes atividades econômicas, entre as quais o turismo. De que modo a financeirização da economia tem interferido no desenvolvimento do turismo e de que maneira o turismo, dialeticamente, colabora para sua reprodução?

O turismo na sociedade urbana hoje
A urbanização da sociedade generaliza-se, diferenciando-se e guardando, todavia, as particularidades regionais e locais. Analisar a relação entre processos de urbanização e desenvolvimento do turismo considerando diferentes lugares no mundo é o desafio analítico a que se propõe este Eixo. Como se dá, na atualidade, a relação urbanização-turismo/turismo-urbanização?

A cultura como álibi e a mercantilização do espaço pelo turismo
A proteção dos patrimônios natural e cultural liga-se, historicamente, à promoção de seu uso e sua apropriação pelo turismo numa perspectiva do consumo das particularidades do espaço, em sentido amplo. Quais as estratégias que tornam os patrimônios natural e cultural mercadoria para o consumo turístico?

Empresas turísticas e mercantilização do espaço
O “mundo do turismo” diz respeito a um amplo universo de empresas que direta e indiretamente participam do processo de reprodução da atividade ao longo do tempo, como é o caso de empresas de agenciamento/operação de viagens e de hospedagem, assim como empresas de cruzeiros marítimos. Qual o papel desempenhado por grandes corporações multi e trans-nacionais do setor turístico nos arranjos espaciais assumidos pela atividade em diferentes escalas?

As contradições do mundo do trabalho no turismo
O mundo do trabalho vem passando, nas últimas décadas, por profundas transformações em uma escala global, sendo, todavia, necessário considerar as particularidades de cada nação-Estado. Aspectos regulatórios compõem este debate, mas não esgotam a questão, que abarca processos históricos mais gerais como precarização e terceirização, entre outros. Como se organiza, na atualidade, o trabalho no turismo, considerando suas principais características?

Resumos:

A apresentação de trabalho neste evento está condicionada à aprovação de Resumo conforme normas descritas a seguir:

1. Será admitida a apresentação de apenas um trabalho por pessoa. O resumo poderá ser redigido em português, espanhol ou inglês. Os resumos em português e espanhol deverão trazer, também, sua versão em inglês.

2. O resumo do trabalho a ser apresentado deverá conter: titulo, nome do autor, filiação institucional e respectivo país. O proponente deverá também indicar o Eixo temático ao qual se adéqua o seu resumo. Alem disso, deverá apresentar o tema e o objeto, o problema de pesquisa, o(s) objetivo(s) e os resultados alcançados de forma clara. O resumo deverá ter, no mínimo 6000 caracteres com espaço (aproximadamente 3 páginas) e, no máximo 10000 caracteres com espaço, considerando letra tipo Times New Roman 12, espaçamento 1,5. Ao submeter um resumo ao evento, você garante aos organizadores o direito de publicá-lo no livro de resumos do Seminário e a divulgá-lo eletronicamente.

3. A data limite para envio de resumo é 31 de maio de 2019, 23h59 horário de Brasília. Não haverá prorrogação deste prazo e não serão admitidas exceções após esta data.

4. A divulgação do resultado da avaliação dos resumos será feita até o dia 30 de junho de 2019.

5. A apresentação de trabalho no evento está condicionada à aprovação do resumo pela Comissão Científica e ao pagamento da taxa de inscrição até o dia 31 de agosto de 2019.

Informações sobre as taxas de inscrição e formas de pagamento, consultar o site: http://ecopoltur.fflch.usp.br/inscricoes/

Imagem
Seminário Internacional A Economia Política do Turismo