A Semana de Geografia fortalece a conexão entre a escola pública e a universidade

Evento promove um efeito transformador na vida de professores e estudantes

Por
Astral Souto
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens
Mesa-Rendonda na XX Semana de Geografia (Fotos por Astral Souto e Larissa Gomes/ Serviço de Comunicação Social FFLCH USP) Maria Helena professora de estudos amazônicos de Belém do Pará e Waldirene Ribeiro do Carmo Funcionária do Departamento de Geografia (Fotos por Astral Souto e Larissa Gomes/ Serviço de Comunicação Social FFLCH USP) Professoras do Departamento de Geografia Glória da Anunciação Alves e Valéria de Marcos (Fotos por Astral Souto e Larissa Gomes/ Serviço de Comunicação Social FFLCH USP) Trabalhos feitos à mão pelos alunos de escola pública convidados para o evento(Fotos por Astral Souto e Larissa Gomes/ Serviço de Comunicação Social FFLCH USP) Trabalhos feitos à mão pelos alunos de escola pública convidados para o evento(Fotos por Astral Souto e Larissa Gomes/ Serviço de Comunicação Social FFLCH USP) Trabalhos feitos à mão pelos alunos de escola pública convidados para o evento(Fotos por Astral Souto e Larissa Gomes/ Serviço de Comunicação Social FFLCH USP)

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizou a vigésima Semana de Geografia com o tema “Nosso Espaço: por outras cartografias sociais”. O evento acontece desde 2003 e visa diminuir a distância entre as escolas públicas e a universidade. A Semana conta com mesas-redondas de variados assuntos e apresentações feitas pelos estudantes das escolas convidadas.

O Serviço de Comunicação Social (SCS) da FFLCH conversou com a professora Glória da Anunciação Alves, do Departamento de Geografia, uma das organizadoras do evento: “O maior objetivo da Semana da Geografia é articular as escolas públicas da região com a Faculdade. Os alunos desenvolvem projetos na companhia do professor de geografia, ou até mesmo, acompanhados pelos monitores do Departamento que visitam as escolas. Eles apresentam os trabalhos nos auditórios e depois fazem um tour pela Universidade”.

O aluno do curso de Geografia da FFLCH Vagner Luis Carneiro de Campos explicou a importância do tema escolhido este ano: “Tentamos problematizar os mapas que estamos acostumados a ver, porque às vezes eles acabam excluindo ou omitindo pessoas e situações”.

A Semana da Geografia não alcançou apenas os estudantes de São Paulo. Adriana Oliveira, professora de geografia em Itapetininga, relata que vem para a semana com seus alunos há oito anos, e completa dizendo que o encontro é um diferencial deles: “Eles voltam para a escola com outros olhos acerca da universidade. Para os alunos a universidade que era algo muito distante começa a fazer sentido e isso pra gente é sensacional”.