Debate discute evolução histórica do marxismo

Contribuição intelectual e política de Karl Marx e seus estudiosos foram tema de livro recém-lançado pelo professor Ricardo Musse, da FFLCH

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

.

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, o site A Terra é Redonda promoveu debate sobre o livro Trajetórias do marxismo europeu (Editora Unicamp, 224 páginas), de Ricardo Musse, professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Além do autor, o evento contou com a presença de Gabriel Cohn, docente do Departamento Ciência Política da FFLCH, Michel Löwy, pesquisador e diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique, na França, Paulo Martins, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e diretor da FFLCH, e Vladimir Safatle, docente do Departamento de Filosofia da FFLCH.

Trajetórias do marxismo europeu reconstitui formulações paradigmáticas da história do marxismo, destacando autores decisivos na delimitação dessa linhagem como tradição intelectual. 

No arco amplo da linhagem formada pelo acréscimo ao legado de Marx, da contribuição intelectual e política de seus seguidores, foram selecionadas teorias que promoveram modificações na autocompreensão do marxismo. 

As atualizações do marxismo – iniciadas com a obra do último Engels – acompanham os desdobramentos do capitalismo na economia, na política e na cultura. Resultam em diagnósticos distintos do “presente histórico” e em modificações significativas na autorrepresentação do marxismo. 

O livro mostra, nessa direção, como as coordenadas estabelecidas por Engels sofreram inflexões no âmbito da Segunda e da Terceira Internacionais e como foram substancialmente alteradas pelos teóricos do “marxismo ocidental”.

Autor

Ricardo Musse é professor no Departamento de Sociologia da FFLCH e pesquisador em Teoria Crítica e outras linhagens do marxismo e nas áreas de teoria social, sociologia política, sociologia da cultura e sociologia dos intelectuais. 

É autor de Émile Durkheim: fato social e divisão do trabalho (Ed. Ática) e organizador de outros livros, entre eles Capítulos do marxismo ocidental (Ed. Unesp). Também é editor do site A Terra é redonda.

O site A Terra é Redonda é um espaço para a intervenção pública de intelectuais, acadêmicos e ativistas de movimentos sociais. Os artigos postados se inserem na linhagem da reflexão crítica sobre as múltiplas dimensões da sociedade capitalista contra os avanços da barbárie.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Unicamp. O debate pode ser assistido no link abaixo:

Com informações de A Terra é redonda e Editora da Unicamp