Livro examina os 150 anos da Lei do Ventre Livre

O lançamento e debate será em 28/09, às 19h. A professora Maria Helena Pereira Toledo Machado, do Departamento de História, está entre os 4 organizadoras da obra que são pesquisadores dos temas da escravidão, emancipação e pós-abolição

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

livro Ventres livres Gênero, maternidade e legislação
Entre os temas abordados na obra estão a exploração da sexualidade, estupro, filiação, bastardia, feminicídio e infanticídio, as formas de resistências, que se desdobravam em formas múltiplas e criativas de organização da sobrevivência física, familiar, social e comunitária. Deixando como recado a centralidade da mulher negra – africana e afrodescendente – na superação da escravidão e na construção de um mundo possível no pós-abolição – Foto: Divulgação


Na próxima terça-feira, dia 28 de setembro, a partir das 19h, acontece o lançamento e debate do livro Ventres Livres? Gênero, Maternidade e Legislação (Editora Unesp), mesma data em que foi assinada a Lei do Ventre Livre, no ano de 1871, que passava a considerar livres todos os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir de então. O evento terá transmissão simultânea nos canais do Facebook e YouTube da Editora Unesp, Anpuh-BA, Anpuh-RJ e GT Emancipações & Pós-Abolição – veja os links abaixo.

A obra reúne 24 artigos de importantes historiadores e historiadoras do Brasil e do exterior, com organização de quatro pesquisadores dos temas da escravidão, emancipação e pós-abolição. Uma delas é a professora Maria Helena Pereira Toledo Machado, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Os outros três são: Luciana da Cruz Brito, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Iamara da Silva Viana, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Flávio dos Santos Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

No evento, os organizadores vão debater os 150 anos da lei, que mesmo após sua promulgação não impediu que uma série de atrocidades continuasse ocorrendo na vida dessas mulheres e de seus filhos, fossem elas violências físicas, sexuais, psicológicas, simbólicas ou afetivas.  

"O objetivo do livro é explorar, pela perspectiva do gênero, da raça e da liberdade, aspectos múltiplos e complexos da escravidão de mulheres no processo de emancipação, tanto no Brasil como em outras sociedades escravistas atlânticas, centrando especialmente nossa problemática em questões vinculadas às violências da escravidão e às resistências apresentadas por essas mulheres”, destacam os organizadores na introdução.

A coletânea se divide em cinco partes – diferentes, mas articuladas. A primeira discute questões de gênero e violência na escravidão e depois da abolição; a segunda fala dos ventres livres sob uma perspectiva de outras sociedades atlânticas; a terceira traz o papel da família na aquisição da liberdade; a quarta trata das narrativas e resistências; a quinta e última fecha a coletânea abordando as dimensões educativas e tutelares presentes nas estratégias de controle do trabalho e do acesso à educação.

O lançamento de Ventres livres? Gênero, maternidade e legislação será no dia 28 de setembro, terça-feira, às 19h, com debate entre os organizadores e sorteio do livro, com  
transmissão simultânea nos canais do Facebook e YouTube abaixo: 

​​​​​​​Youtube
Editora Unesp: https://www.youtube.com/user/editoraunespvideos
Anpuh-RJ: https://www.youtube.com/c/AnpuhRio
Anpuh-BA: https://www.youtube.com/c/ANPUHBahia
GT Nacional Emancipações e Pós-Abolição: https://www.youtube.com/channel/UCyARjDPMrUXQv3p8wQt8WNw

Facebook
Editora Unesp: https://www.facebook.com/editoraunesp
Anpuh-RJ: https://www.facebook.com/anpuhrio/
Anpuh-BA: https://www.facebook.com/anpuhba
GT Nacional Emancipações e Pós-Abolição: https://www.facebook.com/GTNacionalEPA


Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp