Caminhos Contemporâneos da Semiótica Visual

Início do evento
Final do evento
E-mail
coloquio.semioticavisual@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Antônio Vicente Seraphim Pietroforte (USP) Thiago Moreira Correa (UNESP)
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
Evento online, confira a programação https://linguistica.fflch.usp.br/sites/linguistica.fflch.usp.br/files/inline-files/Programa%C3%A7%C3%A3o_Resumos_Col%C3%B3quio_CCSV_2.pdf
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A Semiótica Visual teve no ateliê de Semiótica Visual do Grupo de Pesquisas Semio-linguísticas, em Paris, e no Grupo µ, em Liège, as fontes destinadoras para a implantação de projetos teóricos sobre as linguagens não-verbais. De forma coletiva, produziu-se os fundamentos de nossas investigações: Barros, Édeline, Floch, Klinkenberg, Vergniaud, Thürlemann entre outros, trouxeram contribuições que impactaram a reflexão sobre “o visual” até os dias atuais.

A prática de grupo que marcou o início das investigações mudou, porque a sociedade mudou. Com a prática científica mais individualizada, o trabalho coletivo em grupos tornou-se menos frequente.

No Brasil, vimos grandes professores-pesquisadores levarem adiante o projeto de uma Semiótica Visual, o que favoreceu sua divulgação e a formação de novas gerações de semioticistas que escolheram a plasticidade como objeto de estudo. Assim, chegamos atualmente a uma quantidade significativa de trabalhos. Esse cenário propiciou a concepção do Colóquio “Caminhos contemporâneos da Semiótica Visual”, que tem como um de seus objetivos a retomada do caráter coletivo das reflexões.

Imagem