FFLCH recebe visita de autoridades de Portugal

Estiveram presentes o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o presidente do Instituto Camões, embaixador João Ribeiro de Almeida; e o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento

Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 *Matéria atualizada em 30/11/2021, às 20h07
 

visita autoridades de Portugal à Cátedra Jaime Cortesão em 26.11.2021
(Da esq. p/ dir.) Representando o diretor da FFLCH, Paulo Martins, o assessor de Assuntos Institucionais, José Clovis de Medeiros Lima; o professor emérito do Departamento de História José Jobson de Andrade Arruda; a presidente da Cátedra Jaime Cortesão, Vera Lucia Amaral Ferlini; o presidente do Instituto Camões, embaixador João Ribeiro de Almeida; o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento; e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos – Foto: Fábio Nakamura / Audiovisual-FFLCH-USP

 

Na tarde desta sexta-feira, dia 26 de novembro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu a visita de autoridades de Portugal, que vieram conhecer as instalações e as atividades desenvolvidas pela Cátedra Jaime Cortesão, que está sediada no Edifício Eurípedes Simões de Paula (prédio de Geografia e História) da Faculdade. 
 
Estiveram presentes, da comitiva portuguesa, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o presidente do Instituto Camões, o embaixador João Ribeiro de Almeida; o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento; e a conselheira cultural da Embaixada de Portugal, Alexandra Pinho. 

As autoridades portuguesas foram recebidas pela presidente da Cátedra Jaime Cortesão, Vera Lucia Amaral Ferlini; por professores, pesquisadores e estagiários que fazem parte do órgão; além de funcionários que ocupam chefias administrativas na Unidade.

"É uma felicidade ver várias gerações reunidas aqui porque mostra que a Cátedra está viva", ressaltou o presidente do Instituto Camões, embaixador João Ribeiro de Almeida, ao notar que estavam presentes não somente os docentes ligados ao órgão, alguns deles desde a fundação, mas também pesquisadores e estagiários jovens.

Durante a visita, a professora Vera mostrou as instalações – que tem áreas de biblioteca, salas de reunião, gabinetes para visitantes e centro de informática – e comentou sobre as áreas de pesquisa. Na ocasião, eles também puderam escolher como presente algumas publicações realizadas pelos membros da Cátedra que estavam para doação.   

Parte dos visitantes já conhecia o local. Ramos esteve na Faculdade, em maio de 2018, quando ocupava o cargo de presidente do Instituto Camões, e Nascimento visitou o órgão mais de uma vez.

30 anos

Fundada em 1991, a Cátedra Jaime Cortesão é a mais antiga da Rede Camões. Ela associa os Departamentos de História e de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH na pesquisa e divulgação da história de Portugal e do mundo de colonização e língua portuguesa.
 

todos
Jardim que faz parte das instalações da Cátedra Jaime Cortesão. As autoridades portuguesas foram recebidas pela presidente, por professores, pesquisadores e estagiários que fazem parte do órgão; além de funcionários que ocupam chefias administrativas na Unidade – Foto: Fábio Nakamura / Audiovisual-FFLCH-USP