Seminário "Regulating urban platform capitalism: Conflicts over short-term rental housing in European cities"

Início do evento
Final do evento
E-mail
seminariosdcp@usp.br
Telefone
(11) 3091-0348
Docente responsável pelo evento
Prof. Dr. Rogério Arantes, Coordenador da Programação de Seminários do PPG Ciência Política
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório 14, com transmissão pelo Youtube: https://youtube.com/live/3BzbsLEau1s
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

A programação de seminários do DCP-USP constitui uma das principais atividades de formação da pós-graduação em Ciência Política da USP. Os seminários incluem conferências de caráter abrangente e outras voltadas à produção de ponta no interior das linhas de Teoria Política e Pensamento Político (TP), Democracia, Instituições Políticas e Sociedade (IP), Políticas Públicas (PP) e Relações Internacionais (RI), que compõem o Programa. Nossa programação busca tornar mais viva a dinâmica acadêmica, envolvendo alunas e pesquisadoras no debate de conceitos, métodos e resultados de pesquisa, num trabalho coletivo de aperfeiçoamento permanente da própria Ciência Política.
Sobre a conferencista:

Claire Colomb
É pesquisadora na área de Planejamento, Políticas Públicas e Estudos Urbanos da Universidade de Cambridge na Inglaterra. É licenciada em Ciências Sociais e Política pela Sciences Po Paris (1998) e doutora em Planejamento Urbano pela University College London (2008). Foi professora de Estudos Urbanos e Planejamento na Bartlett School of Planning, University College London (2005-2023), e desenvolveu projetos para o programa europeu de cooperação transnacional INTERREG IIIB Noroeste da Europa (2002 -2004). Nos últimos 25 anos viveu, trabalhou e pesquisou na França, Reino Unido, Alemanha e Espanha (Catalunha). Atualmente, Claire Colomb está concluindo livro em conjunto com Thomas Aguilera, professor da Sciences Po Rennes, e Francesca Artioli, da Universidade Paris Est - Escola de Planejamento Urbano de Paris, no qual analisam como e por que o fenômeno global de aluguéis de curto prazo mediados por plataformas encontrou formas muito diferentes de politização e respostas regulatórias nestas 12 cidades europeias. Este será o tema da sua apresentação no seminário.
Claire Colomb é autora do livro Staging the New Berlin: Place Marketing and the Politics of Urban Reinvention post-1989 (Routledge, 2011); coautora do livro European Spatial Planning and Territorial Cooperation (Routledge, 2010, com S. Dühr e V. Nadin); e coeditora de Protest and Resistance in the Tourist City (Routledge, 2016, com J. Novy). Ela é, ainda, copresidente (2023-2027), juntamente com a professora Alberta Andreotti, da Universidade Milano-Bicocca, do Comitê de Pesquisa em Sociologia Urbana da Associação Internacional de Sociologia (RC21-ISA), a principal rede científica internacional em sociologia e estudos urbanos.
Link para CV: https://www.landecon.cam.ac.uk/person/professor-claire-colomb

Imagem