Ciclo de leitura: "As Origens Animais da Cultura", de Dominique Lestel

Início do evento
Final do evento
E-mail
animalphilosophy.diversitas@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Artur Matuck
Local do evento
Outro local
Auditório / Sala / Outro local
via Zoom
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Grupo de Leitura Filosofia Animal - 7º Ciclo: "As Origens Animais da Cultura", de Dominique Lestel
Início: sexta-feira 26 de abril 2024| Término: sexta- feira 28 de junho 2024 – via Zoom
Horário: 14h00 - 16h00 (Lisboa – GMT+1)* | 10h00 - 12h00 (Brasília)
Contato: animalphilosophy.diversitas@gmail.com
INSCRIÇÕES: bit.ly/animaislestel

A atividade é aberta e é necessário realizar inscrição. A periodicidade é semanal, às sextas-feiras, pela plataforma Zoom. Serão emitidos certificados de participação a partir de 70% de frequência. Para o encerramento do ciclo, será realizado um colóquio.

DESCRIÇÃO

O 7º ciclo do Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-FFLCH/USP e Grupo Praxis- CFUL) abre espaço para estudarmos o livro “As Origens Animais da Cultura”, do etólogo e filósofo francês Dominique Lestel.

O entrelaçamento da filosofia com a etologia ocorre em tempos ancestrais bem antes da fundação e elaboração original das disciplinas acima mencionadas e figura assim na origem da autodescoberta humana. A condição fundamental da constituição do sujeito humano se dá no confronto e na reflexão diretas e necessárias com o completamente outro e mesmo antes do humano aparecer ao humano como um sujeito estranho, é o animal que desperta a dúvida e provoca a autodeterminação humana de forma radical. A separação dogmática entre natureza e cultura é uma das técnicas mais eficazes para estabelecer e implementar a demarcação da animalidade. Ao fazê-lo, o ser humano constitui-se como um ser excepcional que marca e defende a sua posição de excelência através de determinadas características: a alma, a razão, a linguagem ou a invenção e utilização de instrumentos. O estudo "As Origens Animais da Cultura", de Dominique Lestel, rompe com essas posições enraizadas através de uma apresentação meticulosa de descobertas etológicas da segunda parte do século XX e efetua uma extensão necessária do conceito de sujeito e de cultura às comunidades animais e ao animal não-humano em sua singularidade. Entender as ciências do animal como ciências sociais e ampliar a etologia para o campo da etnologia é uma das mais significativas tentativas de Dominique Lestel. Em suas palavras, ele pretende desenvolver "uma história natural e cultural da subjetividade no quadro de uma antropologia fundamental da relação entre o homem e o animal", retomando os seus estudos "sobre o homem enquanto ser humano que se socializa com os animais em comunidades híbridas de sentido, interesse e afeto partilhados". Assim, neste sétimo ciclo, lançamos o convite para fazermos leituras críticas de itens e capítulos escolhidos dessa obra, de modo a analisar o alcance geral das propostas de Lestel.

Bibliografia
Lestel, Dominique. As Origens Animais da Cultura. Trad. Maria João batalha Reis. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

OBS: Os capítulos/trechos serão enviados por e-mail.

SOBRE O GRUPO DE LEITURA FILOSOFIA ANIMAL

O Grupo de Leitura Filosofia Animal é um trabalho de parceria entre o Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas-FFLCH/USP e o Grupo Praxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem como objetivo reunir pessoas dispostas a, coletivamente, ler e discutir textos clássicos e contemporâneos que se dediquem à análise das complexas relações entre humanos e outros animais, abarcando também o tema da animalidade, nos âmbitos da ontologia, da política, da cultura, da ética e da atual crise ecológica, transitando por diferentes campos do conhecimento.

Realizamos um ciclo de leitura por semestre. Os encontros são semanais, sempre no período da manhã no horário do Brasil e no início da tarde no horário de Portugal.

O primeiro ciclo foi dedicado a leitura do livro “O animal que logo sou (a seguir)”, de Jacques Derrida (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4053. O segundo, foi dedicado ao tema “Devires-animais?” (https://diversitas.fflch.usp.br/devires-animais), o terceiro, a leituras de Donna Haraway (https://diversitas.fflch.usp.br/especiescompanheiras), o quarto, a textos de Judith Butler e Emanuel Levinás, respectivamente, sobre os conceitos de precariedade e alteridade (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4150), o quinto, ao livro "O que os animais nos ensinam sobre política", de Brian Massumi (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4166) e o sexto, "Sobre a alma e a razão dos animais: perspectivas históricas" (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4179).

A cada finalização de ciclo são realizados eventos na forma de colóquios ou palestras com convidadas(os) externas(os), com o objetivo de melhor aprofundar os estudos e ampliar as discussões para além do trabalho realizado pelo grupo.

ORGANIZAÇÃO
Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/
Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Universidade de São Paulo)
http://diversitas.fflch.usp.br/

COORDENAÇÃO
Dirk Michael Hennrich – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Luanda Francine Garcia da Costa – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)

Imagem