Sandra de Albuquerque Cunha é a nova presidente da Comissão e Marcelo Domingues o vice-presidente. Mandato vai até maio de 2026
Na segunda-feira, 19 de maio, a Diretoria da FFLCH e funcionários se reuniram para formalizar a posse dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). Sandra de Albuquerque Cunha foi eleita a nova presidente da CIPA, com Marcelo Domingues como vice.
Além deles, Raimundo Nonato Castro Júnior, Maria Alice Santos da Cruz e Vânia Nogueira Martinez foram escolhidos como titulares. Juciele Borges Cristóvão, Maria da Luz de Freitas Obata e Marcos Nascimento Abramo são os novos suplentes da Comissão. Sandra designou Viviane Fernandes da Silva como nova secretária. O mandato do grupo tem duração de 1 ano, podendo ser prorrogado se as partes concordarem.
A eleição para escolha desses representantes foi realizada eletronicamente em 9 de abril. Frederico Tresoldi Favoretto, Maria Alice Santos, Vivian de Castro, Marie Marcia Pedroso e José Clóvis Medeiros Lima formaram a Comissão Eleitoral. A apuração final constatou que Sandra foi eleita com 52 votos, Marcelo com 51 e Marcos Abramo com 41 votos. 109 pessoas votaram branco e 2 anularam seus votos.
A CIPA
Prevista na Norma Regulamentadora No. 5 (NR-5), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) tem por objetivo a “prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador”.
Entre as suas atribuições estão a verificação dos ambientes e condições de trabalho, o acompanhamento da identificação de perigos e avaliação de riscos e a adoção de medidas de prevenção implementadas pela organização que representam.