FFLCH é premiada com Recepção Legal por campanha de acolhimento aos calouros de 2025

Unidade criou um site específico com a programação da Semana de Recepção e recebeu estudantes com as principais informações do início da graduação

Por
Rafael Dourador
Data de Publicação
Editoria

Mesa de abertura da Semana de Recepção da FFLCH em 2025
Mesa de abertura da Semana de Recepção recebeu autoridades da FFLCH e da USP (Foto: Pedro Seno / Serviço de Comunicação Social da FFLCH)

Sou USP, sou FFLCH. Essa foi a chamada da Semana de Recepção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, unidade que ficou em segundo lugar no Prêmio Semana de Recepção aos Calouros – 2025 e recebeu a honraria Recepção Legal em reconhecimento à calourada de 2025, realizada entre 24 e 28 de fevereiro. O resultado foi divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, que elegeu a Escola de Engenharia de São Carlos como a vencedora do prêmio e também concedeu o terceiro lugar à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA).

A FFLCH preparou uma série de atividades para receber os novos estudantes. Preocupada com a integração acadêmica em três frentes (docentes, discentes e funcionários), a Faculdade preparou tours, palestras e gincanas durante a Semana. “Estabelecemos um diálogo muito aberto com os representantes dos Centros Acadêmicos dos cinco cursos da Faculdade, o que permitiu coletivizar ainda mais a organização da semana com atividades institucionais, acadêmicas, eventos culturais, reflexões políticas, inclusivas e diversas, além de oficinas propostas pelos estudantes”, explica Heloísa Albuquerque Costa, vice-presidente da Comissão de Graduação, que ficou responsável pela Comissão Executiva da Semana de Recepção da FFLCH.

O relatório final do Grupo de Trabalho Pró-Calouro da Pró-Reitoria de Graduação exaltou a campanha do ano anterior da FFLCH e destacou as estratégias de divulgação e circulação das informações da Semana em um site específico para este fim. Além disso, a Faculdade criou canal para comunicação direta com todos os ingressantes e o Serviço de Comunicação da Unidade preparou mais de dez cápsulas de vídeos para dar as boas-vindas aos calouros.

Após receberem seus kits em ecobags com doações de livros, canetas, canecas e cadernos da PRIP e o passaporte FFLCH - pequenos livros que apresentam informações sobre os diferentes cursos, setores e serviços da FFLCH e da USP - , os estudantes foram inseridos na comunidade acadêmica por palestras, aulas inaugurais e tours pelos prédios da Unidade.

As entidades estudantis também tiveram participação na Semana de Recepção. Centros acadêmicos, atléticas, coletivos e a bateria universitária Manda-Chuva se apresentaram para os novos ingressantes e realizaram jogos e oficinas para promover a integração entre eles. Também houveram atividades culturais de música protagonizadas pelo Coral da USP – Coral da FEA-USP e da FMUSP, a Magnífica Orchestra do Mundo e a Bateria Velha Guarda do Butantã da comunidade São Domingos, localizada próximo ao campus e de diferentes coletivos da instituição.

Coral USP
Relatório final da Pró-Reitoria de Graduação destacou a “robusta atividade cultural” da Semana de Recepção da FFLCH (Foto: Pedro Seno / Serviço de Comunicação Social da FFLCH)

Para além das inovações promovidas este ano, a FFLCH manteve sua tradicional campanha de doação de sangue durante a Semana de Recepção em parceria com o Hemocentro São Lucas. Foram recolhidas 112 bolsas de sangue que podem ajudar até 448 pessoas. Também carregando os valores de respeito e ética ao próximo, presentes na FFLCH, a Unidade não foi citada em qualquer denúncia do serviço Disque-Trote, contemplando plenamente os objetivos estabelecidos pela Reitoria da USP por meio da Portaria GR-3143 de 10/12/98.

Heloísa Albuquerque comemorou o prêmio. Para ela, “a importância do prêmio para a FFLCH ressalta o reconhecimento da PRG ao trabalho coletivo que a comissão organizadora da SRC FFLCH Sou Usp Sou FFLCH realizou”. Otimista, a docente aponta que a Unidade já mira a campanha do próximo ano “Para a SRC 2026, nosso objetivo é dar continuidade a esses princípios e explicitar ainda mais o que é a FFLCH em todas as suas dimensões”, completa.